A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Um plano para salvar o Planeta – Turma da Mônica

A educação ambiental de crianças e adolescentes é uma prática cada vez mais comum, seja no ensino formal, quanto no não-formal e mesmo na educação de casa, em que pais, mães, avós e tios são os protagonistas. O valor deste investimento nas gerações futuras é incalculável e a tarefa pode parecer difícil num contexto de cada vez mais conteúdo a ser ensinado para os pequenos, mas felizmente a Educação Ambiental é bem recebida pelo público infantil e há cada vez mais opções de publicações e mídias (interativas ou não) para auxiliar os educadores sejam eles profissionais ou amadores.

O mundo moderno nos disponibiliza muitos estímulos audiovisuais intensos, tanto pela TV quanto pela Internet. Lutar contra as formas virtuais de se obter informação ou diversão não dará certo, pois já fazem parte da realidade de nossa sociedade. Mas há muitas produções de qualidade que podem nos ajudar na missão de informar, educar e conscientizar os pequenos. Não é difícil encontrar vídeos, jogos de computador e de celular com adaptados para as crianças. Claro que o ideal é conversar com elas antes e depois de assistirem um desenho animado como este da Turma da Mônica aí embaixo. Você ficará surpreso com a receptividade e capacidade de compreensão da importância do que eles estão aprendendo.

A propósito, adultos que leram os gibis na infância também vão curtir muito esse desenho animado e, quem sabe, aprenderem juntos com os pequenos a cuidar melhor do planeta em que vivemos. Bom filme!

A Turma da Mônica tem uma revista toda dedicada ao meio ambiente disponível no site Turmadamonica.

Saiba mais sobre Educação Ambiental:

Educação Ambiental: O caminho para a conscientização

Educação Ambiental e Recicloteca – 25 anos de ação

Marcelinho, novo personagem da Turma da Mônica, é ligado em sustentabilidade

Contrate uma oficina de educação ambiental para sua escola, faculdade ou empresa:

Oficina de Práticas de Educação Ambiental


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=19446

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário