A reciclagem que dá certo
O projeto Meia Ponte foi iniciado em 1997, com o objetivo de desenvolver atividades que possibilitassem uma melhoria das condições de vida da população, numa perspectiva que integrasse os problemas ambientais, de pobreza e de desemprego.
Foi implantado pelo Instituto Dom Fernando, entidade criada pela Sociedade Goiana de Cultura, cujo objetivo é capacitar a população da região para um trabalho profissional de qualidade e melhorar sua condição de competitividade no mercado. Vem sendo implemen-tado em cinco setores da região leste de Goiânia, onde já está funcionando um sistema de coleta seletiva. Lá são desenvolvidas diversas atividades como os programas de reaproveitamento e reciclagem de materiais, horto de plantas medicinais e escola de circo, entre outras.
PROGRAMAS DE RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO
NÚCLEO INDUSTRIAL DE RECICLAGEM – NIR
O NIR é uma usina montada para triar os resíduos coletados ( hoje já bem seletivamente) e vender a sucata e/ou industrializar alguns produtos. Esta usina não apenas separa e vende os materiais, como também industrializa alguns produtos, como é o caso da telha fibro asfáltica, na Unidade Industrial de Telha. Além dessa unidade, apresenta mais outras três: Unidade Industrial de Plástico (classifica, prensa e embala para a venda e/ou processa até a forma de grânulos PEAD e PEBD), Unidade de Sucata (prensagem e moagem de sucatas de metal: ferroso e não ferroso e vidros) e a Unidade de Vermicultura e Compostagem (cria minhocas e processa composto orgânico).
COOPREC
A COOPREC é a Cooperativa de Reciclagem Responsável pelo gerenciamento e execução dos trabalhos no NÚCLEO INDUSTRIAL DE RECICLAGEM. A Cooperativa conta com 50 cooperados, moradores dos setores de abrangência do projeto, que foram capacitados e treinados em parceria com o SEBRAE.
A telha fibro asfáltica é fabricada a partir da reciclagem de papéis e papelão e submetidas a um processo de impermeabilização com betume. É de fácil transporte, armazenamento e instalação, possuindo flexibilidade que evita o surgimento de rachaduras, além de resistir a ação do tempo e mofo, ser atóxica e um ótimo isolante térmico e acústico. É produzida em dois diferentes tamanhos.
Todas as unidades que compõem o Projeto Meia Ponte estão abertas à visitação, mediante contato prévio.
FONTE: Matéria publicada no Informativo Recicloteca Nº8 – janeiro, fevereiro e março de 1999
CONTATOS EM GOIÂNIA (GO):
Instituto Dom Fernando
Telefax: (062) 212-7811
1ª Avenida, 656, setor Universitário
Caixa Postal 86 – CEP 74605-020
COOPREC
Tel: (062) 208-4350
Trav. Xingu s/n – Jardim Conquista
CEP 74001-970
Sociedade Goiana de Cultura
Tel.: (062) 227-1009