A História do Vidro
O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura. Há registros de sua utilização desde 7.000 a.C. por sírios, fenícios e babilônios.
As matérias-primas do vidro sempre foram as mesmas há milhares de anos. Somente a tecnologia é que mudou, acelerando o processo e possibilitando maior diversidade para seu uso.
Composição do Vidro
O vidro é composto por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes.
Tipos de Vidro
Existem muitos tipos de vidros que apesar de partirem da mesma base, possuem composições diferentes, de acordo com a finalidade a que se destinam. Veja a tabela a seguir.
Tipos |
Aplicações |
Vidro para embalagens | garrafas, potes, frascos e outros vasilhames fabricados em vidro comum nas cores branca, âmbar e verde; |
Vidro plano | vidros de janelas, de automóveis, fogões, geladeiras, microondas, espelhos, etc . |
Vidros domésticos | tigelas, travessas, copos, pratos, panelas e produtos domésticos fabricados em diversos tipos de vidro; |
Fibras de vidro | mantas, tecidos, fios e outros produtos para aplicações de reforço ou de isolamento; |
Vidros técnicos | lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, tubos de TV, vidros para laboratório, para ampolas, para garrafas térmicas, vidros oftálmicos e isoladores elétricos. |
Produção de Vidro
Toda a matéria-prima é levada a um misturador. A mistura resultante é levada ao forno de fusão, onde, sob o efeito do calor, se transforma em vidro e é conduzido às máquinas de conformação, que são utilizadas de acordo com o tipo de vidro que se pretende obter. Após conformada, a peça de vidro deve ser recozida, isto é, deve ser esfriada lentamente até a temperatura ambiente, aliviando, desta forma, as tensões que normalmente surgem durante a conformação e tornando a peça mais resistente.
Reciclagem de Vidro
Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros infinitas vezes sem perda de qualidade ou pureza do produto.
No processo de reciclagem os produtos devem ser separados por tipo e cores. Por exemplo, as embalagens de geléia e os copos comuns não devem ser misturados aos vidros de janela. As cores mais comuns são o âmbar (garrafas de cerveja e produtos químicos), o translúcido ou “branco” (compotas), verde (refrigerantes) e azul (vinho).
O vidro usado retorna às vidrarias, onde é lavado, triturado e os cacos são misturados com mais areia, calcário, sódio e outros minerais e fundidos. Veja gráfico abaixo:
COMPOSIÇÃO DO VIDRO COM CACO
A química de fazer o vidro:
A reciclagem preza pela qualidade do vidro, você sabia?
O processo de reciclagem prima pela qualidade do vidro e para sua execução é realizada uma análise prévia do material a ser reciclado – o caco de vidro – para eliminar impurezas que possam contaminar o vidro a ser produzido. Além disso, evita danificar os fornos e outros equipamentos utilizados.
Todo material reciclado passa por um beneficiamento, ou seja, as tampas e rótulos precisam ser retirados e as embalagens precisam passar por um processo de lavagem para que o resíduo seja removido.
Impurezas no Vidro
Pedras, Cerâmicas, Concreto, Louças e Cristal
São consideradas como impurezas, produtos inorgânicos estranhos à formulação do vidro sodacal, difíceis de serem fundidos nas temperaturas do forno de fusão e que, consequentemente,possam gerar falhas ou defeitos no produto final, como pedras, cerâmicas, concreto, louças e cristal
Material Orgânico (plástico, papel e terra)
Em princípio volatizam às altas temperaturas, porém em excesso podem alterar a atmosfera do forno, resultando em reações químicas que alteram a cor ou criam bolhas.
Metais Ferrosos ou não Ferrosos
Contaminam o vidro, provocando manchas de cor totalmente diferentes do vidro base. Provocam bolhas ou aparecem no produto final na forma de defeitos metálicos e/ou pontos pretos, manchas, nuvens de bolhas, etc. O ferro metálico reage com o material refratário do forno de fusão, chegando a furar a sola e as paredes do forno, interrompendo a fabricação ou no mínimo, diminuindo a sua vida útil.
Vidros Farmacêuticos / Laboratório
Embalagens de vidro que contenham elementos químicos, nocivos a saúde ou corrosivos (classe 1) devem ser descontaminados antes de ir para a reciclagem. Para maior segurança, procure o Órgão Ambiental de sua região para dar o destino final adequado para o material.
Segregação de cacos para Reciclagem de Vidro Plano
O caco de vidro plano (float (liso) ou impresso) não deve ser misturado ao de embalagens. Sua reciclagem é feita junto às indústrias fabricantes e através de recicladores especializados, que adquirem caco junto à rede de venda de vidros de reposição para veículos. O caco laminado também pode ser reciclado por um círculo ainda menor de receptores, os quais processam o mesmo através de moagem, removendo o filme plástico de PVB (polivinilbutiral), que se limpo de forma adequada (livre de caquinhos) também pode vir a ser reciclado. Assim se você desejar reciclar algum caco de vidro plano, incluindo espelhos, a forma mais prática é oferece-o a uma vidraçaria de seu bairro, que participe da coleta de caco, destinando o caco gerado para um sucateiro.
OBS: O vidro aramado não é reciclável.
ÍNDICE DE RECICLAGEM DE VIDRO NO BRASIL
1991 – 15%
1993 – 20%
1995 – 25%
1997 – 35%
2000 – 40%
2003 – 42%
2005 – 43%
2007 – 49%
Em anos recentes, o índice de reciclagem no setor de embalagem de vidro tem se situado ao redor de 40%, com o uso de caco externo de origem diversa.
Fonte: ABIVIDRO
FIQUE POR DENTRO:
Além de ser 100% reciclável o vidro é muito bem aplicado para embalagens retornáveis. Neste caso a embalagem apenas sofre um processo de esterilização e pode ser utilizada novamente, como é feito com os cascos retornáveis de bebidas.
|
De onde vem o vidro?
Fonte: Youtube
SAIBA MAIS:
Informações básicas para montagem de negócio de Reciclagem de Vidro
Cartilha: Vidro – Coleção Consumo Sustentável e Ação
Cartilha: Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Vítreos – FEAM – MG
Como descartar vidro quebrado em segurança
Como montar uma recicladora de vidro
Quer mandar vidros para a reciclagem? Procure um Ponto próximo de sua casa em nossa página.
Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?
Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca.
Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!
Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca