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Educação Ambiental: O caminho para a conscientização

– Por Fábio Augusto Durli Magalhães –

Para entendermos melhor o que é Educação Ambiental temos que voltar um pouquinho no tempo para compreendermos melhor sua importância na nossa vida atual.

No mundo pós Segunda Guerra Mundial ocorreu uma explosão econômica, muito em virtude das novas tecnologias advindas das pesquisas militares para o conflito. A relativa paz e prosperidade econômica sobretudo nos países mais desenvolvidos trouxe um aumento populacional e por conseguinte uma explosão demográfica e urbana, gerando assim, uma constante necessidade de abastecimento dessa população. Ao longo dos anos o aumento da exploração das reservas naturais, bem como o aumento exponencial do consumo traduzida na nova sociedade começou a resultar em problemas ambientais graves, criando assim, um alerta nos líderes mundiais em relação ao meio ambiente, principalmente na relação homem versus natureza.

Em 1972 temos a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida também por Conferência de Estocolmo, onde pela primeira vez a comunidade internacional se reuniu sobre a coordenação das Nações Unidas para discutir a degradação ambiental e formas de minimizar esse impacto para o desenvolvimento econômico racional e equilibrado, surge nesse contexto os primórdios do que conhecemos hoje sobre sustentabilidade.

A Origem da Educação Ambiental no Brasil

No Brasil, em especial na década de 90 a preocupação com o meio ambiente entra na pauta da agenda do governo que elabora um conjunto de medidas para orientar a sociedade quanto a necessidade da aplicação de uma educação ambiental como política pública de conscientização visando sobretudo a conscientização, conservação, sustentabilidade.

A Educação ambiental foi instituída e regulamentada pela lei 9.795 de 1999 que definia como a deveria ser trabalhada e incentivada pelo poder público, assim como instituí a Política Nacional de Educação Ambiental. Logo no primeiro artigo temos a Educação ambiental definida: “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

Como instrumento do poder público para educar e conscientizar todas as camadas da sociedade a Educação ambiental tem como objetivos também fazer uma análise que abrange múltiplas facetas de pesquisa como por exemplo: a ecologia, politica, ética, aspectos socioeconômicos e culturais. Porém, cabe a ela também tornar todos cidadãos críticos da situação ambiental e de como nos relacionamos com o meio, sobretudo o natural.

Atualmente vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, populoso e urbano onde surgem a todo momento novas tecnologias que impulsionam todos os mercados, em contra partida essas indústrias necessitam cada vez mais de insumos à produção (fontes de energia e matérias primas) para a ampliação do mercado consumidor e aumento da competitividade no setor. O aumento de insumos gera uma demanda crescente onde o meio ambiente sofre com as explorações cada vez mais desenfreadas tendo por fim abastecer essas industrias, cria-se assim um desequilíbrio na balança da exploração do meio ambiente. Com a ampliação de produtos a disposição da população aumentam também a nível exponencial a todo ano o descarte de lixo, acarretando muitas vezes o manejo, tratamento e destinação incorreta desse material, sobretudo em áreas mais periféricas. A educação ambiental é inserida nesse contexto como instrumento de conscientização para minimizar o impacto das ações antrópicas no meio ambiente ao mesmo tempo que desperta o interesse para a questão ambiental e busca novas reflexões sobre a relação entre o homem e natureza.

Saiba mais:

Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros para Educadores-Rede Biomar

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