A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Palestras Ambientais da Recicloteca

O Projeto Recicloteca – Centro de Informações Ambientais foi criado em 1991 pela ONG Ecomarapendi no Rio de Janeiro. Desde início o trabalho consiste em pesquisar, organizar e difundir informações sobre as questões ambientais, com ênfase nos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Estimular esta prática e o consumo consciente também ajuda a conservar recursos naturais, água e energia. Tudo em prol da sustentabilidade e do equilíbrio ambiental.

Neste intuito a Ecomarapendi tem em seu portfólio palestras ambientais com temas variados. Para instituições privadas as palestras tem um custo que ajuda na manutenção dos serviços de informação gratuitos da Recicloteca e ainda garantem a realização das mesmas palestras em instituições públicas ou que não possuem fins lucrativos.

Peça uma proposta ou mais detalhes entrando em contato conosco:

Tel.: (21) 96966-1792

E-mail: consulta@recicloteca.org.br


Conheça os temas de nossas palestras:

Resíduos Sólidos e Saúde

– Apresentar interação entre o planejamento público da gestão dos resíduos sólidos, o seu manuseio pela população  e a  vulnerabilidade socioambiental dos territórios envolvidos, uma vez que  manejo dos resíduos sólidos nas cidades tem sido um desafio da urbanização e seus impactos sobre a saúde ainda pouco dimensionados.

Ministrada por: Cristina Xavier de Almeida Borges – Socióloga, Mestre Universidade Federal de Viçosa, Doutora – Medicina Tropical – da Fundação Oswaldo Cruz (2017), Pós Doutora – Fundação Oswaldo Cruz (2018).

O seu, o meu o nosso lixo

– Informar e Sensibilizar os participantes com relação aos problemas sociais, ambientais e econômicos gerados pelo excesso de lixo e fomentar a prática dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

Consumo Consciente

– Fornecer informações sobre consumo. Sensibilizar os participantes com relação aos problemas gerados pelo consumismo, e quais as possíveis soluções quando adotamos práticas de consumo mais sustentáveis, para que eles contribuam para a utilização racional dos recursos naturais e redução dos desperdício.

Uso Sustentável da Água

– Sensibilizar e informar os participantes com relação à importância da água.
– Fornecer informações sobre origem, consumo, desperdício, uso indireto da água e técnicas/ações que contribuam para a utilização racional e sustentável dos recursos hídricos.

Lixo Eletrônico: problemas e soluções

– Sensibilizar e informar os participantes com relação aos problemas da obsolescência programada e do excesso de lixo eletrônico para o meio ambiente e para a nossa saúde.
– Fornecer informações sobre a composição e perigos dos metais pesados presentes em equipamentos eletrônicos, quais alternativas de destinação e como estão os programas de logística reverda de lixo eletrônico, bem como pilhas e lâmpadas fluorescentes.

Reciclagem: Uma ação sustentável

– Promover a reflexão sobre a conscientização ambiental, a fim de sensibilizar para as conquistas sociais e ambientais, abordando a tipologia dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), legislação vigente e a reciclagem como fonte de trabalho e renda para catadores de materiais recicláveis.

Estação de Transbordo de Resíduos (ETR) – Plano de Mitigação de Impactos

– Descrever as ações desenvolvidas no âmbito da gestão do Plano de Mitigação dos Impactos Socioambientais (PMIS).

palestras

 


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem.
Todas as doações terão uma recompensa!! Acesse o site abaixo e saiba mais: https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?post_type=projetos&p=20052

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário