A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Aproveite tudo!

O lixo domiciliar no Brasil é composto de mais de 50% de matéria orgânica, isto é, alimentos que foram adquiridos, mas não consumidos. E que, infelizmente, acabam estragando e indo parar na lixeira. Outro fator que contribui para esse desperdício é a quantidade de cascas e talos que são descartados, alguns por uma questão cultural do brasileiro de descascá-los, como é o caso da cenoura e pepino, e outros por pura falta de conhecimento da quantidade de nutrientes que possuem, como é o caso da casca da banana, que tem o dobro de potássio que a polpa da fruta (Unesp).

Isto pode parecer pouco, mas não é. Os números são assustadores. Em um país que ainda tem uma parte da sociedade que carece da quantidade mínima de nutrientes por dia, há uma outra parcela da população que joga fora um volume aproximado de 24,2 milhões de toneladas de alimentos por ano.

Com o intuito de combater esse desperdício, a Recicloteca coloca a disposição dos seguidores do seu blog receitas que aproveitam integralmente os alimentos. Neste post, você pode conferir a receita de Bolo de Casca de Banana e Quiche de Casca de abóbora.

Foto Ilustrativa. Fonte: Blog 100% Açúcar

Bolo de Casca de Banana
Massa:
4 unidades de casca de banana
2 unidades de ovo
2 xícaras de leite
2 colheres de margarina
3 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de rosca
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:
1/2 xícara de chá de açúcar
1 xícara e 1/2 de chá de água
4 unidades de banana
1/2 unidade de limão

Modo de Preparo – Massa:
Lave as bananas e descasque. Separe as cascas para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e efarinhanda. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.

Modo de Preparo – Cobertura:
Queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.
A casca da banana é rica em potássio.

Foto Ilustrativa. Fonte: Oba Gastronomia
Quiche de Casca de Abóbora
Massa:
Farinha de trigo 1 2/3 xícara (chá)
Gema 1 unidade
Sal a gosto
Margarina 3 colheres (sopa)
Água 3 colheres (sopa)

Recheio:
Cebola picada ½ xícara (chá)
Alho 1 dente
Óleo 2 colheres (sopa)
Casca de abóbora 2 xícaras (chá)
Água ½ xícara (chá)
Sal a gosto

Creme de Queijo:
Ovo 2 unidades
Leite ½ xícara (chá)
Queijo parmesão 2 colheres (sopa)

Modo de Preparo:
Para a massa, misture todos os ingredientes, deixando por último a água. Amasse bem até obter uma massa homogênea. Abra a massa sobre o fundo da assadeira com a ajuda de um rolo e filme plástico, deixando sobrar a borda. Fure a massa com um garfo, para que não se formem bolhas ao assar. Asse em forno pré-aquecido até dourar. Para o recheio, refogue, em uma panela, a cebola e o alho no óleo. Acrescente a casca da abóbora ralada, junte a água e cozinhe. Verifique o sal e deixe esfriar. Coloque o recheio sobre a massa. Para o creme de queijo, bata no liquidificador o ovo, acrescente o leite e o queijo parmesão. Despeje sobre o recheio da casca de abóbora e leve para assar em forno pré-aquecido até o creme de queijo dourar.
A casca da Abóbora é rica em vitamina A.

Fonte das receitas: Programa Sesi Cozinha Brasil

Além disso, no site da Recicloteca é possível assistir dois vídeos com receitas de Aproveitamento Integral de Alimento.

Conheça o Programa Sesi Cozinha Brasil

Saiba mais sobre as propriedades de talos e cascas no site da Unesp.

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=748

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário