A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

A Recicloteca e o enxágüe de recicláveis

seletivo

Tá dando o que falar!!! Alguma cooperativa lava recicláveis??

A Recicloteca – Centro de informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente trabalha diretamente com o público esclarecendo-o sobre as formas de atuação deste em relação aos resíduos gerados. Assim sendo podemos afirmar que a matéria que saiu este mês no portal G1-Natureza está levantando polêmica.

Sabemos, explicamos e praticamos em nossos lares e no trabalho o ENXÁGUE (leia-se: v.t. Lavar em segunda ou mais águas) dos materiais – resíduos sólidos – que serão destinados à cadeia de reciclagem.

Armazenar material sujo compromete a higiene do seu próprio ambiente e das áreas de armazenamento futuro – pequenas cooperativas, sucateiros, áreas de transbordo ou mesmo grandes intermediários, todos localizados em áreas residenciais.

A logística de recolhimento diário dos materiais também seria prejudicada. Para que sua casa /condomínio / empresa não sofresse com moscas, formigas, baratas e ratos atraídos pelo material acumulado com restos orgânicos, seria necessária maior frota de caminhões, caminhonetes e até carroças nas ruas, gerando maior gasto com combustível para movimentar esta frota. Mais pessoas (cooperados ou garis) trabalhariam na retirada, ao invés de reforçarem a separação fina e valorização comercial deste material, que eleva a renda dos cooperados. Provavelmente haveriam mais áreas de transbordo, mais próximas de áreas residenciais, importantes origens de recicláveis .

Além disso, cooperativas, sucateiros, áreas de transbordo teriam que ter tanques de abastecimento de água, área de drenagem e tratamento das águas residuárias, e uma licença para utilização desta água, que não seja apenas para dessedentação e higiene humana. Custos e estrutura muito além da capacidade de quem vive hoje do pouco lucro do primeiro estágio da cadeia da reciclagem.

Afinal, quais os materiais realmente não precisam de ENXÁGUE??

NÃO PRECISAM passar por enxágue – Resíduos de limpeza doméstica: embalagens de sabão de todos os tipos; embalagens de produtos de limpeza: desinfetantes, essências, multiuso, cloros e seus derivados, embalagens de buchas, escovas e afins etc.

Resíduos de higiene pessoal: embalagens de sabonetes, xampus, papel higiênico, embalagens e escovas de dente e cabelo, perfumes etc.

Resíduos de embalagens de grãos alimentícios secos: arroz, feijão, pipoca, lentilha, ervilha etc.

Para ENXAGUAR Sobram as embalagens de produtos que deixam resíduos em seus vasilhames: potes de iogurte, caixas ou garrafas de leite; caixas longa vida ou latas de doces, creme de leite, geleias, conservas; sacos que envolvem produtos alimentícios molhados etc.

DICA: Para fazer o enxágue de forma mais correta e sem desperdício (ainda mais com a atual seca), aconselhamos dispor as embalagens no fundo da pia e lavar a louça como de costume, deixando cair a água com sabão nestes recicláveis.

A Logística Reversa, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/10) e em algumas resoluções CONAMA, também é importante e deve ser cobrada. Como??! Faça seu papel de cidadão, ligando para os SACs ou Associações dos produtores (pneus – Reciclanip, PET – Abipet, Papel – ABTCP, Vidro – Abividro, eletroeletrônicos – Abinee, plásticos – Plastivida, etc) e pergunte sobre a destinação correta das embalagens e dos produtos a serem descartados.

A Recicloteca é um espaço aberto ao público, com o qual debate suas dúvidas e sugestões. Sempre divulgando as melhores práticas ambientais, nossa equipe está à inteira disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre meio ambiente e SUA atuação nele.

Leia mais:

Coleta seletiva: ainda uma desconhecida

Quanto custa NÃO ter a coleta seletiva?

A Recicloteca e o enxágüe de recicláveis

A Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Brasil

Lixo no Brasil: coleta regular e seletiva nas capitais brasileiras

Reciclar é importante, mas reduzir o lixo é muito mais!

Catadores, peças indispensáveis na gestão de limpeza pública

Catadores: os Super Heróis da Reciclagem!

Buscador on-line para Contratação de Catadores

Logística reversa tipo SEDEX: rápida e eficiente

Lixo Reciclável é um termo que prejudica a coleta seletiva


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=5311

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário