A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Coleta seletiva: ainda uma desconhecida

DSC00555Lave os recicláveis sim. Valoriza o material, preserva a salubridade das cooperativas e precisa de pouca água.

Semana passada matéria publicada no G1, o portal de notícias da Globo usou a antiga e malfadada expressão ”lixo reciclável’ e informou equivocadamente que lavar materiais recicláveis é desperdício de água, pois esta lavagem seria feita nas cooperativas.

Primeiro que a expressão ‘lixo reciclável’ tem sido evitada devido ao erro por definição: lixo não é reciclável e os materiais recicláveis são bem diferentes do lixo. Uma matéria prima valiosa coletada, valorizada e reciclada por profissionais de uma importante cadeia econômica não pode nem deve ser confundida com lixo, algo sujo, fedorento e sem valor. Até porque prejudica a luta contra o preconceito que parte da sociedade tem em relação aos profissionais da coleta seletiva, outrora chamados catadores, uma definição que fica muito aquém do valor de seu trabalho.

Segundo que a lavagem de recicláveis, ensinada por ambientalistas e professores há décadas determina uma lavagem superficial que usa pouca água, valoriza o material evitando a contaminação cruzada (líquidos e óleos sujando papéis por exemplo) e, mais importante, garante a salubridade dos muitos locais em que esse material será armazenado antes da reciclagem. Não há lavagem em cooperativas e o suposto aumento da geração de esgoto por conta dessa lavagem é inverídica já que uma hipotética lavagem na cooperativa geraria o mesmo esgoto. Além disso a sujeira dos recicláveis é a mesma da louça que usamos para ingerir alguns dos alimentos, portanto, se fosse verdade o aumento do esgoto deveríamos parar também de lavar louças em casa, o que seria um total disparate.

Não é de hoje que a mídia veicula informações equivocadas sobre a ainda desconhecida coleta seletiva. A citada matéria foi claramente motivada pela escassez de água em alguns reservatórios de São Paulo. Mas o nobre objetivo de orientar a população a poupar água não deveria prejudicar outra ação ambiental importante como a coleta seletiva. Há inúmeras formas muito mais significativas de se reduzir o desperdício de água, mas sem condenar a lavagem de recicláveis, um uso legítimo na valorização desse material, e que ainda compromete a segurança sanitária dos locais que trabalham com coleta seletiva.

Amanhã vamos  abordar outros aspectos desta lavagem e daremos dicas de como fazer esta higienização.

Leia mais sobre coleta seletiva:

Catadores de Gramacho querem que o Rio amplie a coleta seletiva

Coleta seletiva: por que não?

Viabilizando a coleta seletiva

Nós e a coleta seletiva

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=5284

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário