A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Coleta Seletiva Carioca: contatos, dias, horários e material educativo

Atualizado em novembro de 2021

O Rio de Janeiro é uma das poucas cidades brasileiras que tem um programa municipal de Coleta Seletiva que abrange quase todo seu território. Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi aprovada em 2010 e que a logística reversa passou a ser encarada como uma política pública, a coleta seletiva carioca tem crescido exponencialmente.

Infelizmente esse crescimento demorou demais, se arrastando por muitos anos. A capital carioca perdeu tempo, dinheiro e oportunidades de geração de emprego e renda devido à morosidade de sucessivos governos. Mas, por conta da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, os estrangeiros não poderiam vir ao Rio e descobrir que nossa coleta seletiva era medíocre. Prefeitura do Rio e BNDES investiram R$ 25 milhões na ampliação do serviço, mas o principal avanço foi a mudança de mentalidade dos gestores públicos (ou apenas a aceitação) em relação à coleta diferenciada de recicláveis.

E assim a cidade segue ampliando os bairros atendidos pela coleta de recicláveis e cabe aos cariocas participar quando sua rua estiver na rota dos caminhões azuis da coleta seletiva. Todo o material coletado é destinado a cooperativas cadastradas na COMLURB, o que significa que a iniciativa é uma parceria público privada alinhada à PNRS, no que se refere à inclusão de catadores no processo de coleta seletiva.

Há muito para se melhorar, o desafio é imenso e diário, mas quem vive hoje no Rio de Janeiro tem escolha. Pode ficar parado procurado desculpas para não separar os resíduos, reclamando pelas redes sociais ou participar, avaliar e cobrar melhorias da prefeitura. O melhor do Rio de Janeiro é o carioca participativo que acredita na construção de uma cidade melhor.

Atenção aos procedimentos a serem seguidos para realização da coleta seletiva:

  • Todo material reciclável deve ser embalado em sacos plásticos transparentes ou translúcidos (azul e verde) para que o Gari possa visualizar o seu conteúdo bem como detectar a possível presença de materiais orgânicos, contundentes ou perfurantes no seu interior. Não será permitido o uso de sacos pretos.
  • Para garantir a qualidade dos recicláveis basta uma rápida lavagem. Com esse pequeno gesto você garante que o reciclável limpo aumente a produção das atividades dos catadores
  • O resíduo orgânico, além de representar risco à saúde dos catadores, contamina todo o material potencialmente reciclável inviabilizando o seu aproveitamento e, consequentemente, a sua reutilização.

Veja abaixo como entrar em contato para saber se sua rua está incluída na rota dos caminhões de coleta seletiva da COMLURB.

Zona Sul:  

Zona Norte:  3275-1708

Zona Oeste: 3417-2084 / 3417-2094

Consulte aqui os roteiros, dias e horários da coleta seletiva porta-a-porta.

Uma outra opção que a COMLURB disponibiliza é o Posto de Entrega Voluntária (PEV). Nestes locais a população pode entregar seus recicláveis. Os postos funcionam 24 horas e dispõem de contêineres especiais para coleta de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e metais.  Em cada unidade, há um gari responsável por sua manutenção, além de orientar os moradores sobre a separação correta desse material. O material obtido nas PEVs se une ao que é recolhido na coleta seletiva a porta e é entregue às cooperativas de catadores. A escolha das cooperativas segue programação semanal previamente estabelecida para que nenhuma saia em desvantagem em relação à quantidade obtida pelas outras.

Postos de Entrega Voluntária da COMLURB que funcionam 24 hs/dia (Recebem: plástico, papel, vidro e metal):

PEV – Bangu
Rua Roque Barbosa, 348 – Vila Catiri – Bangu

PEV – Gávea (Galpão das Artes Urbanas em frente ao Planetário)
Av. Padre Leonel Franca, S/N – Gávea

PEV – Campo Grande
Estrada do Magarça, nº 1

PEV – Dendê
Av. Paranapuam – Cova da Onça – Ilha do Governador

PEV – Marechal Hermes
Avenida General Osvaldo C. Farias, 326 – Marechal Hermes

PEV – Parada de Lucas
Av. Brasil 13.550 – Parada de Lucas

PEV – Parque Royal
Av. Governador Chagas Freitas – Ilha do Governador

PEV – Penha
Estrada da Penha s/nº – Vila da Penha

PEV – Tijuca
Rua Dr. Renato Rocco, 400 – Tijuca

PEV – Vila Joaniza
Estrada das Canárias – Ilha do Governador

PEV – Madureira
Sob o Viaduto Prefeito Negrão de Lima – Madureira

E-mail: das_comlurb@rio.rj.gov.br

Página sobre coleta seletiva da COMLURB

Baixe aqui material educativo:
Folder – Coleta Seletiva 1
Folder Coleta Seletiva 2

Entulho e Bens Inservíveis

O número do WhatsApp disponível para os pedidos de Remoção de entulho e bens inservíveis no 1746 mudou. Agora, o cidadão que desejar solicitar estes serviços pelo WhatsApp deve salvar na agenda do seu telefone (21) 3460-1746.

O número é de um telefone fixo, mas está disponível apenas para o atendimento pelo WhatsApp e não recebe ligações para abertura desses serviços

Saiba mais sobre a coleta seletiva:

Lista de cooperativas de Materiais Recicláveis do Rio de Janeiro

Quanto custa NÃO ter a coleta seletiva?

Coleta seletiva: ainda uma desconhecida

A Recicloteca e o enxágüe de recicláveis

A Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Brasil

Lixo no Brasil: coleta regular e seletiva nas capitais brasileiras

Reciclar é importante, mas reduzir o lixo é muito mais!

Catadores, peças indispensáveis na gestão de limpeza pública

Catadores: os Super Heróis da Reciclagem!

Buscador on-line para Contratação de Catadores

Logística reversa tipo SEDEX: rápida e eficiente

Lixo Reciclável é um termo que prejudica a coleta seletiva


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca.

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=20418

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário