A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

França proíbe descartáveis. Mas e a educação ambiental?

A recente notícia de que a França proíbe descartáveis (copos, pratos e talheres) pode ser equivocadamente interpretada como um exemplo a ser seguido mundo afora. Motivada pelos bilhões de utensílios descartáveis sendo produzidos, usados uma única vez e depois jogados fora, a medida seria então uma contribuição à redução do lixo produzido no país.

No entanto, é preciso um olhar crítico sobre a mudança adotada. Prevista para entrar plenamente em vigor apenas em 2020, a lei não proíbe o descartável, mas sim o uso exclusivo de plástico convencional na fabricação dos utensílios. Naquele ano só poderão ser fabricados e vendidos se tiverem 50% de material de origem vegetal e se forem biodegradáveis. E cinco anos depois, em 2025 o percentual sobe para 60%. O uso de produtos originalmente produzidos para alimentação em algo descartável já é bem polêmico, mas o fato é que não ajudará em nada a mudar o padrão de produção e consumo de descartáveis.

Some-se a isso o fato de que lei é um dispositivo muito frágil frente a educação ambiental. No futuro novos políticos podem mudar a lei ou amenizá-la. Mas um povo bem educado dificilmente deixa de agir de maneira sustentável.

productos-descartables-biodegradaveis

Descartáveis biodegradáveis

Dados do Banco Mundial indicam que a geração diária de lixo por pessoa na França é 1,92 kg. E a projeção para 2025 é de chegar 2 kg. Embora seja urgente frear esse crescimento, a lei não acompanha essa pressa ao estender os prazos e colocar em xeque iniciativas de redução voluntária no uso de descartáveis pelos franceses. Afinal de contas por que um francês reduziria o uso de utensílios descartáveis se o mercado oferece uma opção ‘ecológica’?

Além disso, há a tradicional polêmica da lavagem de utensílios que é considerada uma forma de usar a água em excesso. E o descartável, que não precisa ser lavado para se jogar fora, seria mais ecológico. Claro que o impacto ambiental global do descartável é bem maior do que lavar utensílios permanentes e duráveis.

Trabalhar a conscientização ambiental para adoção dos 3 Rs é a melhor forma de envolver toda a população em um modo de vida mais sustentável. Nossas escolhas podem melhorar nossa relação com o planeta e reduzir nosso impacto no meio ambiente, mas é preciso ter bom senso na forma de fazê-lo para que seja um avanço real e se perpetue. Algumas políticas tentam resolver problemas ambientais com pressa e praticidade e não conseguem. Educação para a sustentabilidade é um caminho com resultados válidos, rápidos e duradouros.

Saiba mais:

Descartável ou não? 1ª parte

Descartável ou não? 2ª parte

Reciclar é importante, mas reduzir o lixo é muito mais!

Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo

O (mau) exemplo europeu e a coleta de lixo em Barcelona

Super produção de lixo no Japão e as medalhas recicladas das Olimpíadas 2020


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca.

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=17544

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário