A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Descartável ou não? 2ª parte

Foto: Blog idealverde.wordpress.com

Grande parte dos problemas que os descartáveis causam está muito mais associada ao consumo do que ao descartável em si. O exagero nas compras pode ter relação direita com o descarte dos produtos e um papel muito mais determinante na geração de lixo.

Ato contínuo os descartáveis, mais baratos, facilitam a compra e alimentam esse sistema cruel de comprar, desperdiçar, jogar fora e comprar mais. O aumento do poder de compra após algum tempo de Plano Real foi confirmado pelo aumento de lixo gerado no país, em especial o lixo oriundo de descartáveis. Embalagens de alimentos congelados e garrafas PET indicariam que as pessoas tem mais dinheiro do que antes.

E aí chegamos a um ponto chave: o poder do consumidor é maior do que se pensa. Mesmo com mais poder aquisitivo ele pode escolher evitar descartáveis e adquiri-los somente quando for mais coerente. Evita-se o excesso e facilita-se a logística de recolhimento de lixo e de coleta seletiva.

Nesse modelo todos ganham. Reduzimos o lixo, mantemos o mercado de descartáveis e não há prejuízo à reciclagem. É bom entender que mesmo uma forte redução do volume de recicláveis ainda é perfeitamente possível que a coleta seletiva e a reciclagem cresçam, pois o Brasil ainda tem baixos índices de ambas atividades.

Clique aqui para ler a primeira parte desta série.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=11658

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário