A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

A coleta seletiva durante a Pandemia do Coronavírus

A pandemia do coronavírus é um acontecimento ímpar em nossa sociedade atual. Os impactos nas vidas das pessoas, na saúde, na economia e na política são imensos. Grandes acontecimentos geralmente representam grandes mudanças, algumas compulsórias e outras opcionais.

Na área ambiental, em especial na de resíduos, algumas mudanças impostas pelo medo do coronavírus se tornaram evidentemente mais importantes. A coleta seletiva no Brasil depende em grande parte de catadores, cooperados ou não, e a subsistência dessa parcela da população está ainda mais fragilizada do que no vergonhoso “normal”. O risco de contaminação pelo coronavírus é imenso entre os trabalhores deste setor pois lidam com as sobras de muitas pessoas, sem ter a mínima ideia da origem ou condições de higiene do material.

Dicas de ajudas para os catadores durante a pandemia do coronavírus

  1. Lave os recicláveis com água e sabão
    Beneficiamento de matéria-prima para a indústria da reciclagem somado à preservação da saúde dos profissionais da coleta seletiva não é desperdício de água, mas uso legítimo, justificado e fundamental, ainda mais durante a pandemia do coronavírus. Saiba mais neste texto:
    Lavar os recicláveis é fundamental para a coleta seletiva de qualidade
  2. Doe os recicláveis, por um ato de cidadania e justiça social.
    A venda de recicláveis se tornou um desejo comum entre as pessoas quando surgiram notícias de condomínios que revertiam os valores obtidos em melhorias para o coletivo de moradores ou para os funcionários. Mas a maioria das cooperativas não possui recursos financeiros suficientes para manter seu sistema de trabalho, pagando o justo para os cooperados, custear todas as despesas e ainda comprar os recicláveis. E piora quando o volume de material diminui como tem ocorrido durante esta pandemia de coronavirus. Portanto, sempre que possível prefira doar seus recicláveis às cooperativas.
  3. Descarte materiais com baixo potencial de reciclagem
    Quanto melhor for a qualidade dos recicláveis que chegam às cooperativas mais fácil fica o trabalho deles na triagem e separação, aumenta a produtividade e, consequentemente, o valor dos recicláveis processados por hora de trabalho/pessoa. Evite plásticos laminados, PET branco, caixas de suco e leite longa vida e poliestireno expandido (isopor).
  4. Não arrisque contaminar os catadores
    A saúde dos catadores pode estar em risco mesmo após lavarmos os materiais, portanto em caso de suspeita de coronavírus siga a orientação do Alex Cardoso do MNCR “Separe adequadamente seus resíduos, destine apenas os recicláveis para a coleta seletiva, mas se alguém da sua família estiver com sintomas da Covid-19 ou tiver tido contato com a doença, descarte todos os seus resíduos na coleta comum, inclusive os recicláveis, colocando um segundo plástico para isolar melhor os resíduos. Assim, também diminuímos o risco de garis serem infectados” .
  5. Mobilize-se com os vizinhos para levar os recicláveis.
    Em muitas cidades a coleta seletiva oficial do município parou, tanto pela segurança dos profissionais da coleta quanto pela falta de EPIs suficientes para garantir a saúde dos catadores. Unir vizinhos para levar recicláveis, se a coleta seletiva municipal estiver suspensa é uma sugestão para apoiar as cooperativas.
    Sim, devemos evitar ao máximo sair de casa pois o isolamento é a forma mais eficiente de evitar a contaminação do coronavírus, mas é possível conciliar o envio dos recicláveis com as saídas programadas para serviços essenciais, como ir ao mercado por exemplo. Organize em seu  condomínio ou com os vizinhos da rua uma escala para entrega do material. Combine antes com a cooperativa para que a entrega do material seja feita com o máximo cuidado.
  6. Ajude financeiramente os catadores
    Com drástica redução de material reciclável também a renda dos profissionais da reciclagem sofreu uma forte queda. Como a cadeia da reciclagem nunca foi muito justa em relação à valorização monetária de quem compõe a base dessa atividade econômica, não há reservas ou outras fontes de renda para a imensa maioria dos catadores. Eles recebem pelo trabalho realizado e pelo volume de material que as cooperativas comercializam. Então, durante a epidemia do coronavírus a maioria dependerá de ajudas emergenciais. Para quem quiser ajudar a complementar esse auxílio, o link abaixo traz as informações sobre como doar:
    Solidariedade aos catadores durante a pandemia do Coronavírus.

    Acompanhe aqui o desenvolvimento e os resultados desta Campanha.

Leia mais:

Coleta seletiva: ainda uma desconhecida

Quanto custa NÃO ter a coleta seletiva?

A Recicloteca e o enxágüe de recicláveis

A Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Brasil

Lixo no Brasil: coleta regular e seletiva nas capitais brasileiras

Reciclar é importante, mas reduzir o lixo é muito mais!

Catadores, peças indispensáveis na gestão de limpeza pública

Catadores: os Super Heróis da Reciclagem!

Buscador on-line para Contratação de Catadores

Logística reversa tipo SEDEX: rápida e eficiente

Lixo Reciclável é um termo que prejudica a coleta seletiva


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca.

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=21108

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário