A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Lixo orgânico – quais problemas ambientais ele causa?

O lixo orgânico decompõe-se rapidamente, aproximadamente dois meses, ao contrário de outros materiais como o plástico, que leva até quatrocentos anos, ou o vidro e a borracha, os quais os cientistas ainda não conseguem precisar o tempo que eles levam para retornar aos ciclos naturais do planeta.

Logo, a matéria orgânica não é um problema para a sociedade, certo? Errado!

No processo de decomposição, este material produz o gás metano (CH4), um dos gases intensificadores do efeito estufa, interferindo diretamente no agravamento do aquecimento global.

O chorume, líquido escuro comumente encontrado nas lixeiras da cozinha, fruto também da decomposição deste material, é gerado em larga escala nos depósitos de lixo espalhados por todo o país. E a maior parte destes depósitos são lixões ou antigos lixões que foram transformados em aterros controlados. Nestes ambientes, o chorume polui o solo em que está diretamente em contato e, ao infiltrar-se neste, pode alcançar lençóis freáticos e poluir as águas.

Logo, o lixo orgânico é um problema. Tem potencial para poluir o solo, a água e o ar.

Saiba mais sobre o problema do lixo orgânico e o impacto do chorume na entrevista fornecida pelo consultor ambiental da Ecomarapendi – Recicloteca, Eduardo Bernhardt.

Além de todo o problema ético que a nossa sociedade precisa enfrentar. Afinal, o fato do nosso resíduo ser composto por aproximadamente 60% de matéria orgânica, ou alimentos estragados, é resultado do desperdício que praticamos diariamente. Enquanto isso, ainda temos pessoas no país que não possuem o mínimo necessário para garantir a sua segurança alimentar.

Foto em destaque: Ambiente Legal

Saiba mais:

Coleta de resíduos orgânicos de bicicleta!

Orgânicos: definição, composto e como fazer a compostagem

Compostagem dentro de casa


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca.

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=1635

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário