A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Ambev Recicla: Ecomarapendi recebe premiação

Escrito por Claudio Garcez

Ecomarapendi recebe premiação do Programa Ambev Recicla 2016

Com uma longa experiência no trabalho com cooperativas de catadores de materiais recicláveis em todo o Brasil, a Ecomarapendi, através da Assessoria Técnica do Programa Ambev Recicla, foi premiada por atingir as metas do projeto realizado em 2016. O trabalho foi executado na Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente – COOPAMA.

            De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei n° 12.305/2010, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, através dos produtos pós consumo. A lei também cita que os mesmos devem atuar em parceria com cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Tal documento traz também o reconhecimento do resíduo sólido como um bem econômico e de valor social, reutilizável, reciclável, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania. Dentre seus objetivos, está no Art. 7º o incentivo à indústria da reciclagem e a integração dos catadores de materiais nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

            A Ecomarapendi criadora e coordenadora do Projeto Recicloteca, atuante na questão do descarte apropriado dos resíduos sólidos desde 1991, apresentou este projeto com a COOPAMA, com o principal objetivo de oferecer uma assessoria técnica para que a cooperativa evolua a um modelo de referência na sua atividade.

A estruturação institucional dos catadores contribui ainda para a coleta seletiva e apresenta como vantagem: a possibilidade de coletar e receber o descarte de grandes geradores, tanto quanto as quantidades de recicláveis exigidas pelos sucateiros tradicionais e empresas recicladoras.

            O projeto teve como objetivo geral atuar junto à cooperativa colaborando nas diferentes etapas e funções em suas atividades rotineiras, caminhando para tornar-se modelo de gestão, nos aspectos socioambientais e econômicos.

“Foi observado, que para manter o sucesso neste projeto, é necessário que a cooperativa receba o acompanhamento e auxilio periódico, devido ao alto número de rotatividade de seus cooperados, buscando uma maior atenção para a capacitação em gestão administrativa e financeira, reforma e manutenção estrutural, bem como a obtenção da documentação exigida pelos órgãos fiscais”, disse Claudio Garcez, consultor ambiental da Ecomarapendi e assessor técnico no projeto.

Ambev Recicla

Saiba mais:

O mito da reciclagem

Quem recebe lixo eletrônico no Rio de Janeiro?

Ilha das Flores: o filme, a polêmica e os catadores


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=19063

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário