A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

WWF lança cartilha para o consumidor responsável

15 de outubro foi o Dia do Consumo Consciente. A data nacional foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente para despertar a atenção sobre esse tema que impacta diretamente na conservação da natureza. Por considerá-la relevante para conscientizar a população brasileira sobre o uso de recursos naturais e bens de consumo, o WWF-Brasil lança um guia para qualquer pessoa se tornar um consumidor responsável. Em formato de cartilha, a publicação traz dicas simples de serem colocadas em prática no dia a dia .

Elaborada pela equipe do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis, o conteúdo traz sugestões para o consumo dividido em sete temas do nosso cotidiano: Mobilidade, Eletroeletrônicos, Água, Alimentos, Produtos Madeireiros, Energia e Lazer.

Além de consciente a respeito do que você consume, é preciso ser responsável e sustentável. Isso significa escolher o que consumir a partir de uma avaliação do impacto gerado na sociedade e no meio ambiente. Saber de onde vem os produtos, como foram produzidos e o destino dado aos resíduos (lixo) são algumas atitudes que cada um de nós pode tomar. Consumo é diferente de consumismo. Não compre por comprar. Reflita antes de adquirir um produto.

O WWF-Brasil acredita que qualquer pessoa pode ser um consumidor sustentável. Para isso, além de seguir as dicas dos especialistas, basta colocar em prática os 7 Rs. Repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar e reciclar. Para descobrir qual é o sétimo R, basta ler o Guia.

Escassez de recursos

O mundo passa por transformações bruscas e os impactos ambientais causados pelo homem se agravam com o passar do tempo. E as consequências podem ser irreversíveis. Cada vez mais a humanidade consome de forma irracional os recursos naturais disponíveis. Há, por exemplo, uma estimativa alarmante que 70% da água do Brasil é desperdiçada, do uso doméstico desregrado à produção alimentos.

Atualmente, a Pegada Ecológica da humanidade é de quase dois planetas por ano. No Brasil, esse número é de 1,6 planeta. Essa ferramenta é uma forma de medir como estamos cuidando da Terra, levando em conta como consumimos a capacidade de produção global.

São dados extremamente preocupantes e o poder que cada pessoa tem para mudar esse cenário é imenso. Desde o ato de usar a água em casa, o meio de transporte escolhido, até a compra de um produto ou contratação de um serviço, pode influenciar e diminuir os impactos socioambientais gerados pelo consumo.

Pare, pense… e só depois consuma!

Lembre-se sempre. Antes de comprar ou adquirir um produto, é importante fazer algumas perguntas para si mesmo. A compra consciente pode ajudar a reduzir a Pegada Ecológica e ajudar a causar menos danos ao mundo que habitamos.

– Necessito, mesmo, desse produto ou serviço?
– Ele é econômico? Não poluente? É reciclável?
– Seus ingredientes ou componentes são obtidos respeitando-se a conservação do meio ambiente e da saúde humana?
– Ele é seguro? 
– A empresa respeita os direitos dos trabalhadores?
– A empresa respeita os direitos do consumidor?

A decisão é sua! Se cada um fizer a sua parte pelo meio ambiente, garantimos um mundo mais verde para nós e para as futuras gerações.

Baixe a cartilha, aqui.

Fonte: Site WWF Brasil

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=13580

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário