A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Sistema FIRJAN orienta micro e pequenos empresários sobre gestão ambiental

O Sistema FIRJAN começa, no início do mês de outubro, um ciclo de palestras sobre gestão ambiental focado em micro e pequenas empresas. O objetivo é tirar dúvidas sobre temas como licenciamento ambiental e explicar como a implantação da gestão ambiental pode impactar, diretamente, na lucratividade da empresa.

As inscrições já estão abertas e são gratuitas. A primeira apresentação será na segunda-feira, dia 6 de outubro, na sede da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Norte Fluminense, em Campos.

As palestras vão abordar também a disseminação da cultura da gestão ambiental nas maiores empresas do país, que dão preferência à contratação de fornecedores atentos às questões ambientais.

Também em 6 de outubro, a FIRJAN vai lançar nova edição do ‘Manual de Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas’, produzido pela Gerência de Meio Ambiente da Federação. A publicação esclarece, por exemplo, que uma empresa sem licenciamento ambiental, ou com a licença vencida, não consegue financiamentos de órgãos públicos nem de agências de fomento.

O manual foi atualizado com informações do Decreto Estadual nº 44.820, de 3/6/2014, sobre o Novo Sistema de Licenciamento Ambiental (SLAM).

Política Nacional de Resíduos Sólidos, gestão da água e efluentes e sustentabilidade na cadeia de fornecedores, serão outros temas abordados no ciclo de palestras. Quem assistir ao evento receberá, gratuitamente, o ‘Manual de Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas’, produzido pela Gerência de Meio Ambiente do Sistema FIRJAN.

A versão digital estará disponível para download gratuito a partir de dia 9 de outubro no site da FIRJAN: www.firjan.org.br.

Para mais informações e inscrições para as palestras, ligue 0800 0231 231.

Confira o calendário do ciclo de palestras:

Em outubro
Dia 6
Às 15h30, no auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Campos

Dia 9
Às 9h, no auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Nova Iguaçu

Dia 16
Às 9h, no auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Niterói

Dia 23
Às 9h, no auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Duque de Caxias

Dia 30
Às 18h, no auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Nova Friburgo

Em novembro
Dia 3

Às 18h30, no SENAI de Pádua

Dia 4
Às 18h30, no auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Itaperuna

Dia 26
Às 9h, no auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Volta Redonda
Às 14h, no auditório da sede da FIRJAN, no Centro do Rio de Janeiro

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=13397

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário