A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Paraty inaugura novo sistema de Coleta Seletiva

No dia 4/12/17 a Prefeitura de Paraty, em parceria com uma Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, lançou o programa “Reciclar transforma Paraty” que institui a coleta seletiva. A ideia é recolher os recicláveis nas residências e ter também coletores espalhados pelas ruas. O projeto promove uma conscientização a respeito da reciclagem e como isso pode impactar positivamente em todo o meio ambiente. Com isso, pretende aumentar cada vez mais o volume de resíduo reciclável descartado corretamente, gerando mais emprego e renda para mais pessoas do município.

Para participar do programa o morador deve separar o material reciclável e depositá-lo num dos Pontos de Entrega Voluntária –
PEVs – ou deixar o material na calçada de casa nos dias e horários em que o caminhão vai fazer a coleta.
Além disso, diversas lixeiras estão espalhadas pelo município, garantindo que todos possam descartar o resíduo menor em local apropriado.

Paraty Paraty

Como cidade histórica e destino turístico muito procurado por pessoas de todo o Brasil e até de outros países, qualquer iniciativa de sustentabilidade tem um significado ainda mais importante. Reforça o valor do cuidado ambiental, uma virtude reconhecida aqui e no resto do mundo como moderna, econômica e de fundamental viés social.

De quebra a cidade enfrenta a ilusão propagada por alguns de que lazer/turismo não combinam com ações de sustentabilidade, pois as pessoas estariam mais interessadas em relaxar e passear do que se preocupar com o destino dado aos deus resíduos. Entretanto, Paraty está dando força a um novo paradigma que precisa ser compreendido e incentivado: o e que cuidar do meio ambiente é como cuidar de nos mesmos, devemos fazer todos os dias.

Veja na imagem abaixo quando o caminhão da coleta seletiva passa em cada região de Paraty:

Paraty

Fontes: 

Coleta Seletiva Paraty

Horários da coleta seletiva em Paraty

Cronograma de recolhimento de resíduo reciclável


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=20279

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário