A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Livro ensina crianças a produzir menos lixo e descartá-lo corretamente

“A cada dia, produzimos algum tipo de lixo. Todas as coisas que compramos, depois de certo tempo, ficam velhas, fora de moda ou param de funcionar. Enta?o, jogamos fora aquilo que um dia foi u?til para no?s.” É assim que a bióloga e pesquisadora Cristina Santos abre o livro Eu Produzo Menos Lixo (Cortez Editora, 40 págs.).

A autora contextualiza a produção de lixo desde a pré-história para demonstrar como as mudanças no estilo de vida das pessoas têm causado impacto na sociedade e, especialmente, no meio ambiente. O objetivo é ajudar a desenvolver a conscientização entre as crianças, público que já acompanha os pais ao supermercado e que, desde cedo, tem grande poder de persuasão nas decisões de compra de adultos.

Ilustrado pela holandesa Freekje Veld, o livro mostra como novos hábitos de consumo estão promovendo o esgotamento de recursos naturais fundamentais para nossa sobrevivência. Para facilitar a compreensão, a obra é cheia de exemplos e de desenhos feitos a partir de colagens, que dão um toque lúdico ao conteúdo. “As fraldas de tecido foram substitui?das pelas descarta?veis. Durante seu primeiro ano de vida, cada bebe? usa 1.500 fraldas!Alimentos de todos os tipos sa?o encontrados prontos para serem consumidos em potes de vidro, latas e caixas de pla?stico ou de papel. O suco, que era feito em casa, agora e? comercializado dentro de uma caixa pronto para beber. As bonecas eram confeccionadas de tecido e os carrinhos eram feitos de madeira, mas, com o tempo, o pla?stico substituiu esses materiais e ainda permitiu uma grande diversificac?a?o de brinquedos. Na?o havia computadores, tablets e celulares, mas hoje eles sa?o comprados aos milhares, diariamente. E tambe?m sa?o jogados no lixo aos milhares, diariamente.”

Para onde o lixo é levado? Quais são os riscos que os lixões trazem às pessoas e ao meio ambiente? O que acontece quando o lixo é jogado no chão ou deixado na praia? Depois de explicar sobre os problemas que o lixo traz à natureza, Cristina ensina como cada um pode fazer sua parte para reduzir o impacto: “Uma boa maneira de mudar a histo?ria ate? agora contada e? separar os resi?duos so?lidos que embalam alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene para que possam ser reciclados. O processo da reciclagem transforma todos esses materiais para serem reutilizados por todos”.

A autora também explica o que deve ser feito com medicamentos que passaram do prazo de validade ou que não serão mais utilizados, lâmpadas fluorescentes que não funcionam mais, pilhas, óleo de cozinha usado, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Os ensinamentos servem especialmente para crianças, mas não apenas. Ele também pode ser útil e esclarecedor para os adultos que ainda não dão tratramento correto ao lixo.

capa

  Eu Produzo Menos Lixo
  Autora: Cristina Santos
  Ilustradora: Freekje Veld
  Editora: Cortez
  Páginas: 40
  Ano: 2015
  Preç
o sugerido: R$ 34

Fonte: Sire Rede Brasil Atual

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=15740

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário