A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Especialização em Restauração Florestal promovido pelo PACTO DAS ÁGUAS

Fonte: INEA

Jovens interessados em participar do curso de Especialização em Restauração Florestal promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já podem se preparar para o processo seletivo que vai até janeiro de 2016.

O curso prioriza o enfoque prático e tem como público-alvo técnicos florestais recém-formados em agropecuária ou meio ambiente (informações sobre as inscrições podem ser consultadas no folder).

A iniciativa, parte integrante do programa Pacto pelas Águas, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA-RJ), tem como objetivo a capacitação de jovens para a execução de ações de conservação e recuperação do meio ambiente, com a geração de empregos verdes.

Dentre as ações do Pacto em curso, destaca-se a parceria celebrada entre o Instituto Estadual do Ambiente, a Secretaria Estadual de Educação – SEEDUC, a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Terra para promover a capacitação de jovens e formação de mão-de-obra qualificada para execução das ações de conservação e recuperação florestal.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 06/01/2016!!

inea0114554
FLORESTAL

O Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Restauração Ecossistêmica, promovido pelo Instituto Terra, destina-se aos Técnicos em Agropecuária, Florestal e de Meio Ambiente e objetiva desenvolver a formação especializada em manejo para recuperação ambiental. Tendo como diferencial o enfoque prioritariamente prático.

AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS e vão até 06/01/2016.

Especialização em Restauração Florestal 

Características do Curso: Agentes em Restauração Ecossistêmica do Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica

(i). Os alunos deverão residir no Instituto Terra (residência do NERE), no município de Aimorés – MG, em regime de semi-internato, durante todo o período de duração do curso (fevereiro a dezembro de 2016 – 11 meses);
(ii). Os selecionados terão direito gratuito ao curso, alimentação, hospedagem e uma ajuda de custo no valor de RS 140,00 (cento e quarenta reais) por mês.
(iii). Ao final do curso os alunos receberão um certificado de conclusão emitido pelo Instituto Terra.

Sobre o processo seletivo:

A seleção ocorrerá da seguinte forma:

(i) Os candidatos que deverão preencher a ficha de inscrição, que deverá ser encaminhada por e-mail ao Instituto Terra até o dia 06 de janeiro de 2016;
(ii) O Instituto Terra convocará os candidatos pré-selecionados para prova discursiva e entrevista individual que acontecerá no dia 07 de janeiro de 2016. O candidato deverá trazer para a entrevista o certificado de conclusão ou uma declaração de que finalizou o curso técnico. O não comparecimento à entrevista implicará em eliminação.
(iii). É importante ressaltar, que as despesas com transporte para a prova discursiva e entrevista ocorrerão por conta do candidato.
(iv). Somente serão contatados pelo Instituto os candidatos aprovados.

Para a próxima turma serão selecionados 10 (dez) alunos da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (RJ) e 20 alunos da bacia do Rio Doce (MG e ES).

Da inscrição:

O processo de inscrição para a turma/2016 de Agentes em Restauração Ecossistêmica do Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica está em aberto e se encerrará no dia 07/01/2016.

Os candidatos poderão fazer suas inscrições através do preenchimento e envio de Ficha de Inscrição até o dia 06/01/16 pelos e-mails gladys@institutoterra.org ou luciano@institutoterra.org

Da seleção:

– O processo seletivo ocorrerá no dia 07 de janeiro de 2016, na Rua Tanguara, 247, Santa Cruz – Valença (Colégio Estadual Padre Sebastião da Silva Pereira), e abrangerá a realização de prova discursiva, no período da manhã, e de entrevistas individuais, no período da tarde.
– Os candidatos deverão trazer documento de identificação (RG, CPF ou CNH) e certificado de conclusão ou uma declaração de que finalizou o curso técnico.

O curso terá início em fevereiro de 2016 e já é uma referência nacional, tendo formado 98 técnicos em 10 turmas, com mais de 80% deles sendo aproveitados no mercado de trabalho.

Durante os 11 meses de curso os alunos deverão residir em regime de semi-internato no Instituto Terra, em Aimorés, Minas Gerais, onde receberão aulas, hospedagem e alimentação gratuitas, além de uma ajuda de custo de R$ 140. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado emitido pelo instituto.

O programa Pacto pelas Águas tem como missão a proteção de mananciais estratégicos para o abastecimento, através da restauração e conservação florestal de nascentes, margens de rios, áreas de recarga de mananciais e áreas úmidas. Nesse sentido, o curso servirá como uma importante ferramenta para se atingir as metas traçadas no pacto.

As metas de médio e longo prazo estabelecidas no programa visam à restauração e conservação até 2022 de cerca de 22 mil hectares de áreas com funções estratégicas de proteção dos mananciais para o abastecimento público.

SAIBA MAIS – EDITAL – PROCESSO SELETIVO – FICHA DE INSCRIÇÃO

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16593

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário