No Dia 26 de janeiro comemora-se o Dia Mundial da Educação Ambiental.
A Educação Ambiental tem seu termo e texto reconhecido a partir de 1965 na “Conferência de Educação” da Universidade de Keele, Grã-Bretanha e, em 1975 em Belgrado (Sérvia), no Congresso de Belgrado – onde a Carta de Belgrado educação ambiental estabelece as metas e princípios da Educação Ambiental. [Dados retirados de Educação ambiental – Ministério do Meio Ambiente
A Recicloteca é um Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente criado pela ONG Ecomarapendi em 1991. Planejada com o objetivo de difundir informações sobre as questões ambientais através da educação ambiental, com ênfase na redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos, possui um acervo composto pelos mais diversos tipos de materiais incluindo:
- Biblioteca ambiental
- Videoteca
- Periódicos técnico-científicos, revistas, cartilhas, teses
- Exposição permanente de peças e produtos reciclados e de artesanato ambiental
- Quites educativos sobre a temática dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) veja AQUI
E outras iniciativas que, somadas à experiência de sua equipe, transformaram o Projeto numa referência sobre a educação ambiental aplicada para a temática de resíduos sólidos no Brasil.
Educação Ambiental para Estudantes
Entre oficinas, dinâmicas, palestras, sessões de filmes ambientais, uma das atividades de educação ambiental mais procuradas por grupos escolares é a Vivência Guiada, uma visita ao espaço da Recicloteca, com o intuito de promover nos visitantes, o zelo pelo meio ambiente e a responsabilidade com o impacto produzido pelo consumo diário [lixo, recicláveis, mudanças climáticas, desmatamento].
Inicia-se com um bate-papo sobre definições dos termos usuais das questões ambientais: lixo, resíduos, meio ambiente, recicláveis e ações cotidianas dos 3R’s.
A atividade estende-se então para o espaço interno da casa, onde há uma exposição permanente com materiais que representam as práticas dos 3R’s (hierarquia de ações pautada pela Agenda 21-ECO-92). Há a exibição de um vídeo ambiental (máximo 20 minutos) que reforça os conceitos passados e, depois os visitantes são levados à prática de fazer a transformação artesanal do que era visto como lixo em um objeto lúdico e usual.