A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Consumismo infantil: Proibida a propaganda voltada para as crianças

consumismo-infantil-e1339081530349
consumismo infantil

 

Arte: Socializando Diversamente

A publicidade voltada ao público infantil no Brasil começa a ser tratada com a devida importância e, já não era sem tempo. Durante décadas a divulgação de produtos extrapolou suas técnicas de forma praticamente livre de qualquer fiscalização e controle. Os graves desdobramentos sociais, ambientais, políticos e econômicos da propaganda inconsequente, amoral e anti-ética precisam ser combatidos, afinal já estamos no século XXI e também a publicidade precisa entender, aceitar e praticar a responsabilidade social em seu cotidiano. As cifras estratosféricos das campanhas publicitárias, em especial dos comerciais televisivos, e o do imenso poder econômico das grandes corporações não podem resultar em sublimação de valores, princípios e regras por conta de sua batalha pela conquista do consumidor.

Instituto Alana divulga através do projeto Criança e Consumo a decisão da 2ª turma do STJ (Decisão histórica: STJ proíbe publicidade dirigida às crianças). Essa medida é muito bem vinda, embora atrasada. Não há como mensurar os danos que o consumismo provocou na infância e adolescência da geração anterior e da atual, quando os pequenos eram alvo inclemente dos comerciais e desenvolveram verdadeira patologia consumista. Problemas psicológicos, dificuldade de aprendizado, obesidade, violência, isolamento e atraso de desenvolvimento recheiam a realidade de muitas famílias numa sociedade que negligenciou a importância da Educação (Pais + Escola + Sociedade), permitindo que a publicidade ruim dominasse as mentes e os corações dos pequenos, tendo como legado uma tropa de pequenos consumistas. Antes mesmo de se tornarem adultos já precisarão rever conceitos pois o impacto ambiental de seu consumo extrapola o razoável. A reboque temos uma batalha política e em redes sociais que revela a necessidade urgente da sociedade rediscutir seus valores e seus conceitos de direitos e deveres.

Saúde, meio ambiente, economia, educação, política… quantos temas importantes de nossa vida podem ser positivamente afetados por uma revalorização do que é bom ou ruim para nossas crianças. O STJ ajudou o país a dar um passo importante para reduzir o consumismo e tudo de ruim que ele traz não só para as crianças, mas para toda uma nação.

Ensinemos às nossas crianças: Brincar é melhor que comprar!

Saiba mais:

Criança e consumo

Criança, a alma do negócio

Muito além do peso


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

 

 

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16898

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário