A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Angra dos Reis tem programa de Coleta Seletiva

Postos itinerantes rodam o município de Angra dos Reis a semana inteira

O Programa Municipal de Coleta Seletiva da prefeitura de Angra dos Reis recolheu, no último mês de abril, 7.193 quilos de recicláveis, quase 2.500 quilos a mais do que em abril de 2014, quando foram recolhidos 4.764 quilos. O programa dispõe de 12 pontos itinerantes, que circulam o município de segunda a sexta-feira; além de dois ecopontos fixos, que funcionam na Rua Coronel Otávio Brasil, nº253, no Balneário e no Cais do Carmo, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h.

O programa de coleta seletiva recolhe tudo o que pode ser reciclado: garrafas pet, latinhas, pneus, papelões, lixo tecnológico (televisões, peças de computadores, monitores, etc.) e ainda óleo lubrificante, que pode ser descartado no Ecoponto Óleo, localizado no Cais da Manivela.

Segundo Edwirges Helena Silva Nascimento, supervisora do programa de Coleta Seletiva, o material recolhido é doado para a Associação de Catadores de Recicláveis, que funciona no Ariró, e também para outras duas empresas que fazem o reprocessamento do óleo e dos pneus.

– O programa de Coleta Seletiva da prefeitura de Angra dos Reis foi retomado e hoje atende a todo o município. Os bairros mais atuantes na coleta são: São Bento, Frade, Marinas, Bonfim, Camorim, Jacuecanga e Monsuaba. Recentemente iniciamos este trabalho no Parque Mambucaba, que também está aderindo – informou Edwirges.

Ainda segundo a supervisora, o programa, que vem crescendo ano a ano, está aberto para receber voluntários a qualquer tempo. Maiores informações sobre o programa podem ser colhidas no departamento de Serviço Público da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis


Saiba onde ficam e os telefones das Regionais de Angra dos Reis, para a retirada de entulho

Em Angra dos Reis, a coleta seletiva é feita por meio dos Postos de Entrega Voluntária (PEV) e dos PEVs Itinerantes. A coleta consiste no recolhimento de resíduos recicláveis (plástico, papel, vidro etc) e outros poluentes de difícil decomposição, como lixo eletrônico, pneus, óleo etc. O resíduo orgânico (resto de comida, cascas, etc) e o não reciclável são descartados e compactados em células de lixo, no aterro sanitário. Os serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos são feitos por uma empresa terceirizada. Os resíduos recicláveis e entulhos, são recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e pela Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, por meio das Regionais Administrativas dos bairros do município.

A prefeitura dispõe de quatro pontos para o recolhimento de resíduos específicos, sendo um itinerante, além do recolhimento de entulhos dos bairros.

O Posto de Entrega Voluntária (PEV) funciona na Alameda dos Pescadores, S/N, no Cais do Carmo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 15h30. Esse posto recolhe pilhas, baterias, entulho, óleo vegetal, plástico, papel etc. Além de receber o lixo reciclável e resíduos poluentes, o PEV também atua no acompanhamento do transbordo dos resíduos vindos das ilhas.

O Ecoponto Pneu e Tecnológico funciona na rua Coronel Otávio Brasil, n°253, Balneário, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O material é devidamente destinado à Associação Reciclanip, que o transforma em grânulos de borracha para a reciclagem do produto. No mesmo Ecoponto também é recolhido o lixo tecnológico (computadores, TVs, eletrodomésticos etc).

O óleo lubrificante das embarcações também é uma preocupação. O Ecoponto Óleo Lubrificante destina esse material para uma empresa qualificada, que faz o refino desse resíduo. O posto de recolhimento fica no Cais da Manivela, no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

O PEV Itinerante funciona nos bairros, recebendo recicláveis e resíduos poluentes (pilha e bateria). O serviço funciona de segunda a sexta-feira em dois horários, na parte da manhã, das 9h às 11h30, e na parte da tarde, das 14h às 16h30.

Cronograma do PEV Itinerante de Angra dos Reis:

– 2° Feira
Manhã- praça Orlando Celestino da Silva – Camorim
Tarde – praça Chefe Cotta – São Bento

– 3° Feira
Manhã- rod. Rio Santos – prox. ao Mercado Multi Market da Ribeira
Tarde- av. Japorangra, prox. ao Túnel – Nova Angra

– 4° Feira
Manhã – av. Antônio Bertholdo da Silva Jordão – Monsuaba
Tarde- av. Conde Mauricio de Nassau – Jacuecanga

– 5° Feira
Manhã – rua São Sebastião – Frade
Tarde- est. Vereador Benedito Adelino – Encruzo da Enseada

– 6° Feira
Manhã- rua Pedro Eugênio de Oliveira- Bonfim
Tarde- Praça da Matriz – Centro

Para o recolhimento de entulhos, é preciso entrar em contato com a Regional do bairro para saber sobre o cronograma de coleta.

Telefone das Regionais do município de Angra dos Reis:

– Regional do Centro – 3377-4076;
– Regional do Belém – 3368-4704;
– Regional do Camorim – 3377-7064;
– Regional da Enseada – 3377-5437;
– Regional do Frade – 3369-3061;
– Regional de Jacuecanga – 3361-1670;
– Regional da Japuíba – 3377-1950;
– Regional do Parque Mambucaba – 3362-6629;
– Regional da Serra D’Água – 3367-7250;
– Regional da Garatucaia – 3368-2139;
– Regional do Abraão – 3361-9977.

O governo de Angra dos Reis está fazendo a sua parte e precisa do apoio de todos os munícipes e empresas para aumentar ainda mais o recolhimento de resíduos recicláveis e poluentes. Todo esse trabalho se deve a intensificação da retirada dos resíduos das vias públicas, através dos mutirões de limpeza e das Regionais Administrativas, com o apoio dos moradores. A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade, além de ser uma grande vantagem para o meio ambiente.

Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:

https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=17955

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário