A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Conflitos e Licenciamento Ambiental: Os impactos do caso TKCSA – RJ

A Haveté Sustentabilidade, junto ao PACS (Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul), vem propor um debate sobre a existência polêmica e negligente da siderúrgica TKCSA (ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico), no bairro de Santa Cruz, zona Oeste do Rio de Janeiro. Em alguns anos de luta contra este empreendimento que vem causando severos danos à saúde humana e ao meio ambiente local desde de 2006, os moradores e pescadores da região, junto a outros movimentos como o PACS, continuam militando para denunciar esses impactos, na busca de transformar o trágico quadro. A chamada chuva de prata, emitida pela indústria, segue contaminando pulmões e rios, matando peixes e esfumaçando o direito à vida e ao território.
Funcionando com seu TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que autoriza suas atividades, a TKCSA vem trazendo problemas que se relacionam principalmente com o universo do licenciamento ambiental e seus órgãos competentes. Nosso debate pretende abordar a aproximação do vencimento do TAC (16 de abril), através uma atmosfera de diálogo sobre este cenário, com o público em geral e com profissionais de áreas afins, na defesa de uma educação ambiental que olhe para a importância de transformar situações como esta. É construindo consciência crítica que se constrói cidadania e as problemáticas ambientais não estão fora disso.

Sem você, nossa construção não acontece! Venha fazer parte.

Lembrado que nossas Trocas de Saberes são gratuitas!

Programação:

17:00: Abertura do evento com exibição do curta “Treliça”
17:20: Relato de experiência sobre os impactos da TKCSA com morador de Santa Cruz
17:40: “Negociação e Acordo Ambiental: O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) como forma de tratamento dos conflitos ambientais.”Raquel Giffoni Pinto, doutora em Planejamento Urbano e regional pela UFRJ e professora de Sociologia do IFRJ.
18:00: “O movimento ambientalista em territórios de conflitos ambientais: importância e desafios.” Marcelo Stortti, mestre em Educação, pesquisador do GEASur (UNIRIO) e membro do Movimento dos Atingidos por Petróleo de Duque de Caxias, RJ.
18:20 a 20:00: Espaço para perguntas e debate aberto.

Inscrições
http://goo.gl/forms/hlHiiVSsCV

Saiba mais sobre o PACS
facebook.com/PACSInstituto/
www.pacs.org.br/

Saiba mais sobre a Haveté
facebook.com/havetesustentabilidade

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?post_type=evento&p=17051

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário