A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Compostagem em livro

A compostagem já foi tema de muitos textos aqui no blog. Já virou vídeo e passo a passo. Foi ensinada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010 para crianças e adultos no Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, como mostra a foto ao lado.

Para os que quiserem mais informações sobre como montar sua composteira caseira, segue a dica de dois livros:

_

Como Preservar A Terra Sem Sair Do Quintal: Manual De Compostagem

Organizado por Peter Krauss e Emilio Maciel Eigenheer, o manual demonstra diferentes técnicas para se obter o composto, indicando o material orgânico do jardim e interior da casa que pode ser compostado ou não.

KRAUSS, Peter, EIGENHEER, Emilio Maciel (org.). Como preservar a Terra sem sair do quintal: manual de compostagem. Rio de Janeiro: In-Fólio, 1996.

Baixe o livro em PDF. Fonte: Lixo e Educação / UERJ

_

Livro ensina a montar composteira

Por Fernanda Yoneya – O Estado de S.Paulo

Com frequência os leitores enviam cartas e e-mails perguntando como reaproveitar resíduos orgânicos e montar uma composteira em casa, seja na zona urbana ou rural. Pelo jeito, cada vez mais gente quer colocar em prática a ideia de transformar boa parte do lixo doméstico – cascas de frutas, pó de café e restos de comida – em adubo. Para essas pessoas, aí vai uma dica de livro.

Trata-se do manual Compostagem e reaproveitamento de resíduos orgânicos e agroindustriais: teórico e prático, mais um título da tradicional Série Produtor Rural, editada pela Divisão de Biblioteca e Documentação da Esalq/USP.

O “guia”, uma edição especial que acabou de ser relançada, explica o que é a compostagem e ensina, passo a passo, a instalar uma composteira, desde a escolha do local até a utilização ou comercialização do composto. Os autores indicam ainda que equipamentos são necessários para manejar a pilha de composto, que materiais orgânicos podem ser reaproveitados e como controlar a umidade e a temperatura durante todo o processo.

Assinado pelo professor Miguel Cooper e pelos graduandos André Ricardo Zanon, Marina Yasbek Reia e Ramom Weinz Morato, o livro custa R$ 10 e pode ser adquirido na biblioteca da Esalq ou por envio postal. Informações, tel. (0–19) 3429-4140 ramal 210; e-mail bibpubli@esalq.usp.br; site www.esalq.usp.br/biblioteca (link Publicações à venda).

Fonte: O Estado de S.Paulo

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=4980

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário