A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Pátio de Compostagem SP: orgânicos viram adubo

Atualizado em setembro de 2020 

A compostagem é uma forma de amenizar o impacto do lixo no aquecimento global do planeta. A decomposição do lixo em um aterro ou lixão libera gás metano, que é 21 vezes mais causador do efeito estufa do que o gás carbônico. Ao destinar restos orgânicos para a compostagem o resultado dessa ação é o CO². Além disso diminuímos o volume de lixo que precisa ser coletado, transportado e armazenado, o que reduz o custo da coleta de resíduos sólidos urbanos. Você ainda recupera o solo já que a compostagem pode incluir terra desgastada, já sem nutrientes em sua mistura de preparação.

É possível fazer a compostagem dentro de casa e para saber mais sobre os orgânicos visite nossa página dedicada ao material orgânico.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

PÁTIO DE COMPOSTAGEM EM SÃO PAULO

Em dezembro de 2015, a cidade de São Paulo ganhou o projeto de compostagem chamado Feiras e Jardins Sustentáveis. Trata-se de uma iniciativa da Amlurb que consiste em oferecer tratamento ambientalmente correto para restos de resíduos orgânicos de feiras livres da capital.

Na prática, o projeto se inicia nas feiras. As equipes de educação ambiental das empresas de varrição fazem o trabalho de orientação com os feirantes participantes. Todos são mobilizados e orientados a deixarem os restos de frutas, verduras e legumes que iriam para o lixo, dispostos em sacos da Prefeitura. No final da feira, os agentes de limpeza passam para recolher esse material e os encaminha para um pátio de compostagem.

Chegando no pátio, esses resíduos são misturados com restos de poda de árvore picada e palha. Após isso, são dispostos em leiras (canteiros) onde acontece o processo de compostagem, em torno de 120 dias. Por fim, esses resíduos são transformados em composto orgânico de qualidade, distribuídos gratuitamente à população.

Ao todo, a cidade conta com cinco unidades do Pátio de compostagem, são eles: Lapa, Sé, Mooca, São Mateus e Ermelino Matarazzo. As unidades possuem capacidade de recebimento de até três mil toneladas de resíduos por ano e processamento de até 600 toneladas de composto, no mesmo período.

O composto gerado nos pátios é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município, além de evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente.

A fim de cumprir as metas do Programa Nacional de Resíduos Sólidos, o primeiro Pátio de compostagem da cidade foi inaugurado como projeto piloto em dezembro de 2015, na Lapa, região oeste da capital.

Depois dos testes e experiências adequadas ao Pátio de Compostagem da Lapa, a Prefeitura, por meio da Amlurb, inaugurou mais quatro unidades em 2018. Em setembro de 2018 a região da Sé foi contemplada pelo 2º Pátio de Compostagem da cidade.
O terreno, com 5.563 m², localizado próximo à Avenida do Estado, região Central, conta com 10 leiras (canteiros) e recebe cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos por semana, vindos das 32 feiras livres dos bairros da Bela Vista, Liberdade, Consolação, República, Sé, Santa Cecília, Bom Retiro e Cambuci.

Em novembro de 2018 ocorreu a abertura do 3º Pátio de Compostagem, o da Mooca – primeiro da Zona Leste. O terreno com 4.539 m² localizado na Rua Cirino de Abreu conta com nove leiras (canteiros), que receberão semanalmente cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), vindos das 44 feiras livres dos bairros Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé.

O quarto Pátio de Compostagem foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 2018. Localizado na Zona Leste, o Pátio São Mateus, situa-se na Rua Forte do Araxá, n° 409, conta com 3.100 m², dispõe de nove leiras.

O quinto lançamento aconteceu em janeiro de 2019. A Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta, Zona Leste, ganhou o Pátio de Compostagem Ermelino Matarazzo. Com 3.264 m², o local, quinto deste tipo na cidade, dispõe de nove canteiros que podem receber, semanalmente, até 60 toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), provenientes de 16 feiras livres.

Processo da compostagem

O processo de compostagem se inicia nas feiras. Os consórcios de varrição da Prefeitura (Corpus, Sustentare e Ecoss Ambiental) disponibilizam equipes de conscientização ambiental, treinadas e capacitadas, que regularmente visitam as feiras para incentivar os feirantes a fazer a separação dos restos de frutas, verduras e legumes que serão doados a compostagem.

A operação dos pátios se dá pela combinação desses resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), palha e poda picada que são segregados na origem e dispostos em leiras estáticas estruturadas para aeração natural a 90°. A alimentação das leiras ocorre nos dias de feiras livres, ou seja, de terça a domingo.

Existe uma leira para cada dia da semana que recebe semanalmente o resíduo por um período de aproximadamente 90 dias, denominado fase ativa. Após este período a leira entra na fase de maturação por aproximadamente 30 dias. Após a fase ativa e a fase de maturação (aproximadamente 120 dias) temos a produção do composto orgânico de qualidade.

Horta Interna

Alguns dos pátios dispõem de uma horta interna para abastecimento dos próprios funcionários. Possuindo também, um viveiro criado para demonstrar a aplicabilidade do composto com a produção de mudas herbáceas.

Projeto Mercado Sustentável Kinjo Yamato

O Mercado Municipal Kinjo Yamato foi intitulado como o primeiro Mercado Sustentável da cidade, pois foi o pioneiro na segregação dos alimentos em quatro frações: alimentos, orgânico, reciclável e rejeitos. A ação promove o manejo adequado dos resíduos sólidos nos mercados municipais, visando à redução do envio ao aterro sanitário. Nesta ação, os resíduos secos serão destinados à Central Mecanizada de Triagem, para Reciclagem e as frutas, verduras e legumes que não estão aptas ao consumo humano, serão enviadas ao Pátio de Compostagem.

Essa ação foi implementada na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Alimentação (16/10) em 2018, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) realizaram a cerimônia de lançamento do projeto Mercado Sustentável. Todas as frutas, verduras e legumes que foram utilizadas pelos trabalhadores, mas não possuem mais nenhuma adequabilidade para o consumo, serão enviados aos Pátios de Compostagem, sob a gestão da autarquia.

“O Mercado Kinjo foi escolhido para dar início ao projeto piloto pelo fato de comercializar uma grande quantidade de hortifrúti e, consequentemente, gerar um volume expressivo de resíduos orgânicos e embalagens. O principal objetivo do projeto é reduzir a quantidade de resíduos destinados aos aterros. Atualmente, o percentual de rejeitos é de aproximadamente 50% e a expectativa é reduzir minimamente em 20%”, comenta Edson Tomaz de Lima de Filho, presidente da Amlurb.
Endereço: Rua Barão de Duprat, n° 400.

Endereços de cada Pátio de Compostagem

Lapa: Avenida José Maria de Faria, n° 487.
Sé: Avenida do Estado, n° 3.330.
Mooca: Rua Cirino de Abreu, n° 456.
São Mateus: Rua Forte de Araxá, n° 409.
Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta – próximo ao nº 111.

Horário de Funcionamento e Visita

O horário de funcionamento do pátio de compostagem é de terça-feira a domingo, das 14h às 22h.

Caso haja interesse de visita ou retirar composto orgânico, entrar em contato pelo e-mail: compostagem@prefeitura.sp.gov.br

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16580

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário