A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

O que consumimos é o mesmo que rejeitamos

Imagem: http://blog.physissda.com.br

Ainda temos na nossa sociedade, o hábito de ver os materiais que não nos servem mais, como fontes de doenças ou prejuízos imediatos (lixo) e não como recurso econômico- já que já retiramos o bem da fonte natural. Não conseguimos conceber que se a poucos minutos, aquele mesmo material era a nossa fonte de alimento, de vestimenta ou invólucro para tais, agora já não é mais e ainda, os vemos (nesta fração de minutos, horas) como um possível degradador do nosso ambiente. A mudança de paradigma, entre “o que consumimos é o mesmo que rejeitamos” é a grande chave para a educação sobre a separação de materiais.

Pessoas não são iguais, logo, comunidades, bairros, cidades, condomínios, escolas, empresas também não são em relação aos seus resíduos. Cada qual terá sua forma de atuação neste quesito. O que sabemos é que quando há o entendimento e humildade de um cidadão, em saber que tudo que nos serve vem de um recurso da natureza e não temos outro fim a não ser destinar o que não nos é útil mais à própria natureza, começamos a entender que nós mesmos, ou cuidamos desta nossa fonte de vida ou nos destruiremos. O que podemos sugerir a uma pessoa ou grupo social é que nunca pense em dificultar e sim simplificar, enxergando sempre os seus próprios benefícios – sim, desta forma mesmo aparentemente tão egoísta. Seu reciclável limpo torna sua casa limpa, seu prédio com menos problema de caixas de gordura, quartos de lixo com menos cheiros azedos e consequentemente menos gasto com dedetizações, com limpezas de caixas de gordura,  e assim vai. Desta forma, prezando pelo financeiro, social, ambiental, torna-se mais fácil agir com bom senso no consumo, na utilização mais prolongada do que já está sendo consumido e na destinação adequada dos materiais.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=11667

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário