A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

O Meio Ambiente na mira da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, na semana passada, a Campanha da Fraternidade 2011 – “Fraternidade e a Vida no Planeta!”. Apresentando, mais uma vez, a preocupação da Igreja com relação à temática ambiental, principalmente sua degradação, as mudanças climáticas e a necessidade do envolvimento da sociedade na solução de um problema criado pelo homem.

No lançamento, em Brasília (DF), o secretário executivo da campanha, padre Luiz Carlos Dias, deixou isso bem claro: “Queremos mobilizar a sociedade para agir de forma positiva nos diversos níveis da sociedade civil e dos poderes constituídos para a aplicação de políticas que favoreçam um planeta melhor para todos viverem”.

Com foco em dois grandes eixos: aquecimento global e mudanças climáticas, a campanha propõe ações que podem ser tomadas por pessoas, governo, empresas e instituições, com o intuito de preservar a vida no planeta.

A devastação ambiental será tema trabalhado nas missas, pastorais e grupos religiosos, de forma que os fiéis possam se familiarizar com o tema, refletir sobre suas possíveis soluções e pensar em atitudes, individuais e coletivas, mais compatíveis com um planeta saudável. As dicas já começaram: evitar sacolas plásticas, usar menos o carro, economizar energia, participar da coleta seletiva, entre outras.

Para além das práticas individuais, a CNBB faz também críticas ao modelo de desenvolvimento do país, destacando questões como o investimento no pré-sal e a economia baseada no petróleo, o modelo de agronegócio e o desperdício de água, a proposta do novo código florestal e a devastação das áreas verdes. Faz-se necessário um novo modelo de desenvolvimento para o país, em que as vertentes ambiental e social sejam priorizadas.

Vale ressaltar que não é a primeira vez que a Campanha da Fraternidade trata da questão ambiental. Ela já teve como tema e lema “Por um mundo mais humano – Preserve o que é de todos” (1979), “Fraternidade e Terra – Terra de Deus, terra de irmãos” (1986), “Fraternidade e Povos Indígenas – Por uma Terra sem males” (2002), “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida” (2004), “Fraternidade e Amazônia – Vida e Missão neste Chão” (2007) e “Economia e Vida – Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (2010).

Para os cariocas interessados em compreender melhor a Campanha da Fraternidade 2011, a PUC-Rio promove dois eventos abertos para a sociedade. Hoje, tem o evento Fraternidade e a Vida no Planeta, com o Padre Josafá Siqueira (biólogo e reitor da PUC – Rio). Daqui duas semanas é a vez do Café Teológico – Campanha da Fraternidade 2011, com a Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.

No Jornal das Dez, da Globo News, o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, falou sobre os motivos que levaram a Igreja a eleger o meio ambiente como tema para a Campanha deste ano. Acesse aqui.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=3710

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário