A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Nós e a Coleta Seletiva

Qual é o nosso papel na coleta seletiva?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei 12.305/2010) traz o conceito de responsabilidade compartilhada. Esta Lei considera que os diversos atores, como empresas, indústrias, poder público e consumidores, são responsáveis pelo gerenciamento adequado dos resíduos sólidos. Compreendendo todo o ciclo de vida do produto, da sua produção, passando pela comercialização, consumo, posterior descarte e o manejo ambientalmente correto deste material.

E onde entra a coleta seletiva aí? Qual o papel que a coleta seletiva possui neste contexto?

Duas questões podem ser apontadas sobre esse aspecto.

A primeira é a diferenciação que a PNRS faz entre resíduos e rejeitos. Rejeito é um tipo de resíduo sólido que, esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação, não apresenta outra solução que não a disposição final em local ambientalmente adequado. Isto significa que os resíduos que não são considerados rejeitos não devem ser enterrados em aterros sanitários. Entre eles podemos citar o plástico, alumínio, papel, vidro e tantos outros materiais que podem e, agora, devem, ser destinados a coleta seletiva e posterior encaminhamento para as indústrias recicladoras.

Neste caso vale ressaltar que garrafa PET, latinha, caixa de papel e outros tipos de embalagens que descartamos como lixo, na verdade, são materiais recicláveis, fonte de renda de mais de duzentas mil pessoas no país e matéria-prima para a indústria.

Outro aspecto é a obrigatoriedade do poder público de implantar a coleta seletiva e, também, a nossa responsabilidade, enquanto geradores de resíduos, na separação do material reciclável em nossas casas.

Pela Lei, o poder público tem quatro anos para se adequar a esta nova realidade. A regulamentação desta legislação, que dirá exatamente como eles e nós devemos proceder, ainda está sendo elaborada dentro do Ministério do Meio Ambiente.

Podemos esperar quatro anos para assumir nossa responsabilidade. Ou podemos começar hoje mesmo. Que tal?

Seria muito melhor, não apenas para nós mesmos como para os nossos descendentes, se começássemos hoje a construir uma sociedade mais sustentável em termos ambientais, mas com implicações sociais e econômicas.

Então, o que podemos fazer?

Algumas cidades já possuem coleta seletiva. Outras não.

Já existem cooperativas de catadores de material reciclável em todo o país. Nas ruas das grandes cidades podemos encontrar esses profissionais separando do lixo comum o material reciclável. Encontre uma cooperativa perto de você e entregue os seus recicláveis para eles. No site da Recicloteca temos uma lista de cooperativas em todas as regiões do país.

Você sabe se a sua cidade já implantou a separação dos materiais? Já pesquisou sobre o tema no site da prefeitura? Se sua cidade possui coleta seletiva, verifique se ela atende toda a cidade, caso contrário, solicite isso. Se não possui, entre em contato com os órgãos responsáveis e demande a implantação da coleta seletiva.

Mobilize seus amigos, vizinhos e familiares. O envolvimento de todos possibilita a diminuição do impacto ambiental, a geração de renda para os catadores e cooperativas e o maior aporte de matéria-prima reciclável nas indústrias.

Leia outros posts sobre o tema:
Por que fazer a Coleta Seletiva?
Como é a Coleta Seletiva no Rio de Janeiro
Como poderia ser a Coleta Seletiva no Rio de Janeiro

Saiba mais sobre os 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar e a Coleta Seletiva
Acesse a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010)

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.

Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=2161

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário