A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Água: definição, importância e boas práticas

O dia da Água!

No dia 22 de março comemora-se o Dia da Água! Mas bem podia ter sido ontem. Ou ser amanhã. Ou ainda, ser depois de amanhã. Melhor seria, na verdade, se esse Dia fosse todos os dias do ano.

Não que devêssemos comemorar sempre a “Água”, mas sim valorizar algo que é tão necessário a vida e ao equilíbrio do planeta. A palavra mais adequada seria CUIDAR! Cuidar do que nos proporciona a manutenção da vida, que faz parte do nosso corpo, da estrutura do planeta.

No entanto, ao invés disso, nós estamos degradando a pouca Água doce que temos no planeta. Esta que é importante para TODAS as espécies que habitam a Terra. Ela faz parte do ciclo da vida do planeta.

E feito ciclos, a Água lava e leva, abre e fecha, promove a circulação de substâncias outras, também importantes para a vida. E ela mesma tem e estabelece seu ciclo.

A importância de cuidar

Nenhum ser humano consegue sobreviver sem água. Ela é tão importante para nossa vida quanto o ar que respiramos.

Apesar de ser um bem tão essencial, ela é um recurso escasso. Esta informação pode até parecer estranha se pararmos para pensar que 75% da superfície do nosso planeta é composto de água. E não é à toa, que vista do espaço, a Terra é azul.

No entanto, nem toda a água do mundo é própria para o consumo. De acordo com a ONU, do total disponível no planeta, 97,5% da água é salgada e apenas 2,5% é água doce. Desta última, 0,3% está disponível para o consumo, sendo encontrada mais comumente em rios e lagos. Os outros 2,2% estão disponíveis em lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares e geleiras.

Além disto, a água não está presente em todas as regiões do mundo de forma idêntica. As regiões intertropicais concentram 50% deste recurso, as zonas temperadas 48% e as áridas e semi-áridas apenas 2%. Esta distribuição desigual aliada às demandas crescentes de uso, como na agricultura e na indústria, e a degradação da qualidade da água provocada pelo homem, pode vir a agravar ainda mais os conflitos sobre seus usos. Principalmente, nos casos de alguns países aonde a falta de água já é um problema há décadas, como é o caso de Israel e dos Emirados Árabes Unidos.

Conheça a água virtual

Um dos problemas que enfrentamos hoje com relação ao seu uso é o que os especialistas chamam de Água Virtual. Que nada mais é do que a água utilizada na fabricação de bens de consumo, como computadores, roupas e alimentos. É uma quantidade monumental de água que não aparece na contabilidade dos produtos.

Produto                           Água Virtual

1 xícara de café 140 litros
1 hambúrger 2.400 litros
1 kg de alumínio 100 mil litros
1 kg de trigo 1.300 litros
1 kg de arroz 2.400 litros
1 kg de milho 900 litros
1 kg de açúcar 100 litros
1 kg de frango 3.900 litros
1 kg de carne 15.500 litros
1 taça de vinho 120 litros
1 folha A4 10 litros
1 computador 1.500 litros
1 litro de cerveja 4 a 7 litros
1 calça jeans 10 mil litros
1camiseta de algodão 2.700 litros
1 carro 400 mil litros

O Brasil, por possuir 12% da água doce mundial e ser um grande exportador de produtos, acaba sendo também um dos principais exportadores de água virtual.

Se a água é um bem tão precioso para a manutenção da vida, e não apenas da vida humana, precisamos repensar a forma como ela vem sendo usada.

– Muitas organizações e empresas já estão repensando suas atitudes com relação à gestão dos recursos hídricos.

– Participe das campanhas de conscientização veiculadas pelo governo, ONGs e empresas!

– Exija do governo políticas públicas eficientes e o seu cumprimento!

– Demande das empresas uso sustentável deste recurso, com tecnologias mais eficientes!

Ao consumir Água, aja de forma responsável!

E lembre-se! Água é um direito, não mercadoria!

A avó Grilo
Esta é uma história que é contada milenarmente pelo povo Ayoreo, da Bolívia. Dizem eles que no principio havia uma avó, que era um grilo chamado Direjná. Esta avózinha era a dona da água e por onde quer que ela passasse com seu canto de amor, a água brotava. Um dia, os netos pediram que ela fosse embora e ela partiu, triste. Mas, na medida em que ia sumindo, também a água ia embora. Neste vídeo, a história se atualiza e na sua viagem para lugar nenhum a avó é encontrada pelos empresários que a aprisionam e fazem com que ela faça a água cair apenas nos seus caminhões pipa. Então, eles vendem a água. O povo passa necessidade e sofre. A avozinha também sofre. Até que um dia, o povo entende que é preciso lutar. Então…. Vale a pena ver essa beleza de desenho animado, que representa a poderosa luta dos povos originários contra a mercantilização da natureza. A produção foi feita na Dinamarca, por The Animation Workshop, Nicobis, Escorzo, e pela Comunidade de Animadores Bolivianos. O trabalho de desenho foi realizado por oito animadores bolivianos, dirigido por um francês, com música da embaixadora da Bolívia na França, e a ajuda de um mexicano e uma alemã. Todo juntos na defesa dos recursos naturais.


Leia mais em nosso site:

Entenda a crise da água de forma didática

Economize eletricidade e água com método simples e gratuito

Escassez de água: Uma dura realidade do Rio de Janeiro

30% da água tratada no Brasil é desperdiçada na distribuição

Filmes e vídeos:

Israel e sua relação com a escassez de água

Todo dia deveria ser dia da água

A história da água engarrafada por Annie Leonard

Aqua – curta-metragem sobre água

“A água no mundo” (Pense Antes)

Consciente Coletivo – Água – Ep. 4

Sempre Sustentável – captação de água da chuva

Saiba mais sobre esses temas e campanhas através de outras páginas:

Água – Especial Super Interessante

Movimento Cyan – AmBev

Declaração Universal dos Direitos da Água

Planeta Sustentável


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16959

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário