A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Vivemos em uma Matrix?

Quando surgiu o primeiro filme da série Matrix, ele imediatamente capturou a atenção do público não apenas por causa dos efeitos especiais, como também pela originalidade do seu enredo.

Na maior parte dos filmes, na luta dos homens contra as máquinas ou os seres do espaço, os homens sempre vencem (neste caso, leia-se homem como um americano).

Alguns humanos vivendo em uma realidade paralela, resistindo no submundo. Um mundo onde os humanos eram utilizados como fonte de energia para as máquinas, seres estes que controlavam o mundo e estavam vencendo a luta contras os homens.  Esta era uma história totalmente fora do script.

Até hoje, assistimos aos filmes da série Matrix, gostamos da história e dos efeitos especiais, mas achamos a história totalmente surreal. Será?

Pelo menos para criação dos animais para abate e abastecimento das “necessidades” humanas, a história parece bem real. Você sabe como são produzido os ovos que você consome? O leite? A carne?

Para ilustrar essa realidade, foi criada a seqüência de animação “The Meatrix”, uma paródia do filme Matrix.

Para além de pensarmos que é só uma animação, que tal assistir o filme “A carne é fraca” do Instituto Nina Rosa? Disponibilizamos aqui somente a primeira parte do vídeo.

Não seria suficiente pensarmos única e exclusivamente na criação animal sem considerar o impacto deste modelo de produção sobre a saúde dos trabalhadores destes abatedouros e fazendas. Que tal assistir ao documentário “Carne Osso”? Disponibilizamos aqui trailer do filme.

Saiba mais sobre o assunto:

The Meatrix
Instituto Nina Rosa
Documentário “Carne Osso”

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=6151

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário