A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Sua Mata, Sua Casa

A exposição “Sua Mata, Sua Casa”, que comemora os 25 anos da Fundação SOS Mata Atlântica, chegou ao Rio de Janeiro no último dia 03 e ficará até o dia 07 de agosto no Sesc Madureira. A exposição é interativa e está aberta ao público. Todas as atividades oferecidas são gratuitas. A exposição já esteve em cinco capitais: Fortaleza (CE), Maceió (AL), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Depois do Rio, ela será exposta em outras seis capitais: Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Veja o texto de divulgação da exposição e não perca esta oportunidade.

Rio de Janeiro recebe a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, da Fundação SOS Mata Atlântica

Com atrações gratuitas e ferramentas interativas e tecnológicas, como iPADs, mesa multi-touch e televisores, a mostra chega ao SESC Madureira em 3 de julho.

A partir de 3 de julho, o SESC Madureira receberá a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, que comemora os 25 anos da Fundação SOS Mata Atlântica. A mostra, que ficará no local até o dia 7 de agosto, tem o objetivo de mobilizar a sociedade e conscientizá-la de que a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia a dia. Para isso, conta com diversas ferramentas interativas e dezenas de atividades gratuitas para todos os públicos. Outro destaque da exposição é o bike repórter Rafael Pereira, ciclo ativista local, que percorrerá vários pontos da cidade com o objetivo de coletar dados sobre a região. A abertura oficial está marcada para o dia 5 de julho, às 15h, com a presença de Ana Ligia Scachetti, diretora de comunicação da ONG, mas o público já poderá visitar a exposição a partir das 9h do dia 3 de julho. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30. A programação local também inclui palestra sobre a situação da Mata Atlântica, no dia 7 de julho, às 13h. A iniciativa tem patrocínio de Bradesco Cartões e Natura, com parceria local do SESC Madureira.

A exposição é acessível a cadeirantes e traz propostas de interação para todas as idades. Grupos de escolas, empresas, associações, entre outros interessados em agendar visitas monitoradas podem se inscrever pelo e-mail projeto25@sosma.org.br.

Na exposição, os visitantes poderão aprender mais sobre o Bioma de maneira lúdica e divertida, além de serem ouvidos sobre suas expectativas futuras em relação ao meio ambiente. Os depoimentos serão colocados na “Árvore dos Desejos”, produzida com garrafas PET e embalagens de achocolatado por artistas da Cooperaacs (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), também responsável pelas artes feitas com materiais recicláveis que permeiam toda a exposição. Quem preferir poderá enviar seus desejos pelo twitter utilizando #ARVORESOSMA.

Inspirada nas partes de uma casa, a exposição é dividida por cômodos onde o público encontra painéis informativos, vídeos, palestras e shows. Esses espaços retratam a atuação da SOS Mata Atlântica e do movimento ambientalista, a situação e curiosidades sobre o Bioma, a degradação ambiental vivenciada nas últimas décadas, e indicam o que cada um pode fazer para ter uma convivência mais sadia com o seu ambiente. A cozinha, por exemplo, mostra a riqueza e variedade de frutas e alimentos nativos da floresta. No Túnel da Mata, os visitantes encontram uma parede com pequenos orifícios por onde podem olhar e visualizar imagens de animais emblemáticos do Bioma, além de poderem navegar pelo mapa de remanescentes de Mata Atlântica por meio de uma mesa vertical de touch-screen.

Segundo a diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação, Marcia Hirota, este é um momento bastante especial para a SOS Mata Atlântica, pois celebra todas as conquistas, realizações e aprendizados ao longo desses 25 anos. “Temos muitas histórias para contar em 2011 e estamos comemorando com um projeto inspirador, que dialoga de maneira interativa com pessoas de diversas faixas etárias, que moram na Mata Atlântica. Cada pedacinho da exposição foi pensado para aproximar a sociedade do Bioma, dizer que essa luta é contínua e que é de todos nós”.

De acordo com o último levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado dia 26 de maio de 2011 pela SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado do Rio de Janeiro já teve todo seu território, 4.394.507 hectares (ha), coberto por vegetação original da Mata Atlântica, mas cerca de 80% foi desmatado. “Hoje, restam no estado 861.794 ha do bioma, ou 19,61% da Mata Atlântica em bom estado de conservação”, observa Marcia Hirota. Sobre o tema, no dia 7 de julho (quinta-feira), ela apresentará a palestra “Atlas da Mata Atlântica: 25 anos de monitoramento”, com informações gerais do estudo e dados sobre o desmatamento na região.

Rio de Janeiro é a sexta das 12 capitais nacionais que receberão o projeto, que já passou por Fortaleza (CE), Maceió (AL), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Até janeiro de 2012, a exposição interativa percorrerá mais seis capitais inseridas no bioma (Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Recife). Ao final do projeto, será feito um dossiê com as demandas e manifestações das 12 cidades, que será entregue em Brasília e na Rio+20, em maio de 2012.

Pela cidade
Durante toda a exposição “Sua Mata, Sua Casa”, o bike repórter Rafael Pereira, ciclo ativista local, percorrerá vários pontos da cidade com o objetivo de coletar dados sobre a região, divulgar a iniciativa e saber o que as pessoas esperam para o futuro do meio ambiente local.

No dia 5 de julho (terça-feira), ele participará da abertura do evento e fará registros com a população no SESC Madureira. Dia 6 (quarta-feira), das 7h30 às 9h30, fará imagens e entrevistas na Avenida Nossa Senhora de Copacabana para apresentar o sistema BRS (Bus Rapid Service, ou serviço rápido de ônibus). No dia 7 (quinta-feira), das 8h às 12h, ele estará na Cinelândia para entrevistar motoristas de ônibus, taxistas e motoboys sobre a mobilidade urbana no Rio de Janeiro. Já no dia 9 (sábado), o bike repórter visitará o bairro do Humaitá, onde entrevistará consumidores locais e organizadores da Rede Ecológica da região. No dia 14 (quinta-feira), às 10h, fará a coleta da água para análise da Lagoa Rodrigo de Freitas. Para completar a programação, no dia 29 (sexta-feira), o ciclo ativista fará a cobertura da Bicicletada, movimento pela inclusão da bicicleta como meio de transporte na cidade. A concentração será das 18h30 às 19h30 e a pedalada das 19h30 às 21h00.


SERVIÇO

Projeto: Exposição Interativa Sua Mata, Sua Casa.
Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.
Local: Sesc Madureira – Rua Ewbanck da Câmara, 90, Rio de Janeiro (RJ).
Data: 3 de julho a 7 de agosto.
Horários: de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30.
Informações: projeto25@sosma.org.br
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. A exposição é totalmente acessível a cadeirantes e traz propostas de interação para todas as idades.

Calendário

Fonte: SOS Mata Atlântica

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=4943

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário