A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Você está ganhando desconto no supermercado??

Alguns supermercados da cidade do Rio de Janeiro parecem não conhecer ou simplesmente  estão ignorando a Lei n° 5.502/09.

Esta Lei dispõe sobre a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais localizados no Estado do Rio de Janeiro como forma de colocá-las à disposição do ciclo de reciclagem e proteção do meio ambiente fluminense.

Art. 3ºTranscorrido o prazo previsto no §3º do art. 2º da presente Lei, os estabelecimentos de que trata o caput do mesmo artigo que ainda não tiverem promovido a substituição de que trata esta Lei ficam obrigados a receber sacolas e sacos plásticos a serem entregues pelo público em geral, independentemente do estado de conservação e origem destes, mediante uma das seguintes contraprestações:

I a cada 5 (cinco) itens comprados no estabelecimento, o cliente que não usar saco ou sacola plástica fará jus ao desconto de no mínimo R$ 0,03 (três centavos de real) sobre as suas compras;

II permuta de 1 Kg (um quilograma) de arroz ou feijão por cada 50 (cinqüenta) sacolas ou sacos plásticos apresentados por qualquer pessoa.

Nós da Recicloteca, notamos que a maioria dos supermercados não substituiu as sacolinhas e não estão dando o devido desconto que obriga a lei.

Por isso, convocamos todos os cidadãos que moram na cidade do Rio de Janeiro a fiscalizar os supermercados da cidade. Se notarem que o estabelecimento não está cumprindo a Lei, faça sua denuncia!

É super fácil e não é necessário se identificar. Você pode enviar um e-mail ou ligar para o CICCA – Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais. O e-mail é o crimesambientais@ambinete.rj.gov.br e o telefone (21) 2334-5906 ou fazer  a denúncia pela Ouvidoria do Inea através do telefone (21) 2332-4604 e do e-mail ouvidoria@inea.rj.gov.br.

Mas não podemos deixar de responder a questão de boa parte das pessoas: como armazenar o lixo doméstico?

Bom, para isso vamos nos valer do nosso bom senso e utilizar as sacolas plásticas de forma racional, levando para casa apenas o necessário para reutilizarmos depois nas lixeiras. No resto do tempo, façamos nossas compras com sacolas retornáveis, carrinhos de feira e caixas de papelão.

Para saber mais sobre a Lei n° 5.502/09, clique aqui.

Leia mais sobre o assunto logo abaixo.

http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/index.php/2011/07/05/ja-tentou-usar-uma-sacola-retornavel/

http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/index.php/2011/02/13/sacolas-plasticas-oxibiodegradaveis-se-decompoem-rapidamente-mas-tambem-deixam-rastros/

http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/index.php/2010/11/12/a-ingenua-lei-contra-as-sacolas-plasticas/

http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/index.php/2012/02/09/aos-indignados-da-sacolinha/

http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/index.php/2012/01/31/capitais-brasileiras-sem-sacolas/

http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/index.php/2012/01/30/a-criatividade-pode-substituir-a-sacolinha/

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!

Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=8761

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário