
Por: Ana Mello Affonso
Quando se trata de reciclagem algumas perguntas devem ser feitas:
1. O novo produto será bem aceito pelos consumidores?
2. É muito caro produzir uma nova matéria prima a partir do resíduo?
3. Os processos industriais envolvidos são muito caros?
Conheça aqui sobre a Matéria-Prima para os produtos que consumimos.
– Atualmente, a maior parte dos papéis (95%) é feita a partir de árvores cultivadas, ou seja, é um material orgânico. No Brasil o árvore eucalipto é a espécie mais utilizada, por seu rápido crescimento, atingindo em torno de 30 metros de altura em 7 anos.

Existem vários tipos de papel, quase todos são aceitos pela cadeia da reciclagem. A separação do papel para a reciclagem é feita, dentro de um domicílio como outros materiais, em secos e úmidos ou rejeitos (lixo) e recicláveis. Contanto que estejam livres de orgânicos (gordura, restos de alimentos, dejetos) podem seguir para a coleta seletiva.
Plásticos – são diferentes sendo divididos em termofixos e termoplásticos. Os fixos não usados em peças de carro, por exemplo, não passam pelo processo de reciclagem. Os termoplásticos se dividem em: PET, PVC, PEAD, PEBD, PP, PS e outros como o plástico usado em CDs. Conhecer o tipo de plástico é importante para saber como separar o lixo para coleta seletiva. O carrinho de brinquedo quebrado, por exemplo, é produzido com um plástico termofixo e não pode ser enviado para a coleta seletiva.

Chiclete – é um material produzido a partir de produto do refino do petróleo e depois de usado é de difícil destinação. Assim como os outros materiais algumas pesquisas são feitas e investem na inovação como a pesquisa que transforma o chiclete mascado em um novo polímero veja aqui. Sabia que existem lixeiras para o chiclete!?

Ponta de cigarro – além de causar problemas de saúde o cigarro causa impactos negativos no ambiente. No site da Recicloteca você encontra informações sobre este resíduo presente no dia a dia que além de conter diferentes substâncias tóxicas tem o defeito de entupir tubulações quando jogado na rua. Pontas de cigarro coletadas em bituqueiras podem ser enviadas para indústrias para o processo de coprocessamento, como na reportagem de julho de 2015 da Rádio Guaíba.
Vidro – Nem todos os vidros da sua casa podem ser reciclados, o espelho, por exemplo, é um deles . A maioria dos vidros pode passar pelo processo de reciclagem por muitas vezes e a viabilidade econômica desse processo é garantida, sendo reciclado praticamente 100% do material.
Materiais recicláveis – Saiba mais sobre a história e as propriedades de cada material.
Ana Mello Affonso – Tecnóloga em Gestão Ambiental – CEFET/RJ, colaboradora voluntária da Recicloteca/2015.