A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Carnaval sustentável é bem mais divertido

Fevereiro é o mês da festa mais popular do Brasil. São muitos blocos de rua levando a folia pelas cidades brasileiras, mas não é só a alegria que esta época do ano espalha. Tem muita sujeira sendo deixada para trás pelos foliões e essa prática não combina nada com o alto astral do carnaval.

A algazarra saudável e despojada que é caracterísitca do nosso carnaval encanta brasileiros e estrangeiros que visitam o país e conhecem uma forma de brincar nas ruas que nos ajuda a deixar os problemas e pressões do cotidiano um pouco de lado. Cantar, pular e dançar despreocpadamente numa festança enorme com centenas, milhares de pessoas é empolgante, mas também pode ter um pouco de responsabilidade ambiental para garantir que só a alegria prevalesça nos dias e noites de folia.

As prefeituras costumam preparar esquemas especiais para limpar toda a sujeira inevitavelmente deixada pela passagem dos blocos de rua, mas é claro que não se consegue limpar tudo, principalmente o micro-lixo, que são aquelas minúsculas parcelas do lixo que fogem das vassouras. Por exemplo, confetes, serpentinas e o agora usual glitter brilhante usado nas maquiagens. Ocorre que essa época do ano chove muito, o que agrava e acelera a ida desses resíduos para as galerias de águas pluviais, chegando aos rios e, em cidades litrorâneas, ao mar. Na natureza esse micro-lixo acaba sendo engolido por peixes, golfinhos, tartarugas e etc, o que vai prejudicar sua vida e pode até causar a morte.

Veja duas receitas de como fazer glitter caseiro para ter um carnaval sustentável:

Como fazer glitter ecológico em casa

Glitter Comestível Caseiro | Saiba como fazer

Confete biodegradável também tem receita bem fácil, veja no link abaixo:

Confete sustentável é o biodegradável


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=20362

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário