A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Jardim Gramacho: sempre lixão, nunca aterro sanitário

Depósito de Jardim Gramacho não é e nunca foi aterro sanitário

Há quase 10 anos fizemos uma montagem com as fotos de Marcos Prado e a música Carta aos Missionário da banda Uns e Outros na intenção de esclarecer que o Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho não era e nunca seria um atero sanitário como algumas autoridades e a imprensa insistiam em defini-lo. Ao mesmo tempo era imperativo que a população das cidades que ali depositavam seus resíduos soubesse que o conteúdo de suas lixeiras tinha aquele passivo sócio-ambiental.

O aterro de Jardim Gramacho é uma perfeita aula de como não construir um depósito de lixo. Situado na esquina entre o Rio Sarapuí e a Baía de Guanabara, foi instalado há quase 40 anos em cima de um manguezal. Pela atual legislação ambiental brasileira, beira de Rio, beira de Baía e manguezal são APPs (Áreas de Preservação Permanente). Locais que não podem ser alterados por sua fundamental relevância no equilíbrio ambiental. O depósito está situado em 3 APPs ao mesmo tempo!

Considere ainda a proximidade das residências do bairro (eram praticamente vizinhos de muro), a presença maciça de catadores (1000 segundo a administração do aterro, mas até 5 mil pelos próprios catadores) e a total ausência de estudo de impacto ambiental ou tratamento do chorume e está pronta a fórmula para o pior depósito de lixo das américas, quiçá do mundo.

Desativado em 2012, mas ainda um problema, teve uma compensação financeira a cerca de mil catadores cadastrados, tem a exploração do gás metano para geração de energia, mas a região ainda recebe lixo em depósitos ilegais ao redor do antigo aterro, numa “exploração comercial” criminosa, tocada pelo tráfico de drogas local. É… o bairro de Jardim Gramacho sofreu e ainda sofre muito. Até quando?

Saiba mais sobre Jardim Gramacho:

Vídeo do Lixão de Jardim Gramacho gravado por catadores

Lixão de Jardim Gramacho: uma tragédia sem fim?

Polo de Reciclagem de Gramacho: a quem queremos enganar?

De Jardim Gramacho a Seropédica: O caso do lixo no Rio de Janeiro

A Herança Maldita


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=15377

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário