A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Polo de Reciclagem de Jardim Gramacho: a quem queremos enganar?

Polo de Reciclagem de Jardim Gramacho foi inaugurado em Duque de Caxias – RJ  há 4 meses. Projetado para operar com até 500 catadores, já há 110 trabalhando na triagem de material reciclável. Leia na íntegra a notícia no site do Governo Estadual. Temos que admitir que a iniciativa é louvável. Veio a reboque da compensação financeira de 1700 catadores cadastrados entre os mais de 2000 que trabalhavam no maior lixão da América Latina. Estes catadores ajudaram a aumentar o tempo de operação do depósito e muitos demagogos, ditos especialistas em resíduos, afirmam que é melhor catar no lixão que passar fome. Dizem isso como se o RJ fosse um estado pobre e o problema tivesse surgido da noite para o dia.

Por conta do fechamento e da iminente convulsão social em torno do fim do lixão, os governos das três esferas se mexeram e deram uma gota de atenção a quem foi ignorado por décadas. Isso também é louvável. Muitas reuniões, debates e seminários resultaram na criação do tal fundo de compensação e de parcerias público-privadas para viabilizar o pagamento e a infraestrutura de reciclagem. O polo atende a parte das necessidades dos catadores que querem continuar a trabalhar na reciclagem, e embora essa opção tenha sido facultada a todos, o Rio perdeu a oportunidade de aproveitar boa parte dessa mão de obra qualificada de uma maneira mais nobre e inteligente. Os anos de letargia, com sucessivos prefeitos e governadores empurrando o problema para a próxima gestão, resultaram na necessidade de uma solução rápida para um problema complexo: a relação dos catadores com o lixão e o ofício que realizavam.

Pólo de Jardim Gramacho é ótimo mas insuficiente como compensação

Era óbvia a necessidade de oferecer assessoria social e profissionalizante a esses especialistas dentro do ramo de reciclagem, valorizando o conhecimento adquirido no lixão. O polo é importante e muito bom para os que ficaram, mas a cidade e o estado perderam valiosos profissionais. Além disso, o estado poderia evoluir muito em relação ao lixo e revolucionar toda a cadeia da reciclagem, com capacitação, acompanhamento, legislação, incentivos fiscais, educação, fiscalização e parcerias duradouras.

É fundamental saber que o polo só funciona pois há injeção de verba privada. Se ela acabar esse centro de reciclagem pode fechar, pois o atual rendimento da reciclagem é muito baixo para que uma cooperativa se mantenha através de seu próprio rendimento. Essa mudança importantíssima precisa ser feita por algum governante ao mesmo tempo inteligente, humilde e corajoso para admitir que o modelo de gerenciamento de resíduos precisa de transformação. E que não basta mudar apenas a vida de alguns dos que se dedicaram à reciclagem por anos sem a devida valorização.

O vídeo abaixo aparenta que a solução foi alcançada por mérito de todos os envolvidos, mas o problema dos resíduos e da sub-valorização dos profissionais da reciclagem não foi solucionado e precisa da atenção de toda a sociedade, não apenas dos governantes ou empresários.

 

Leia mais:

FUNDO DE R$ 21 MILHÕES SERÁ REPARTIDO POR 1.603 CATADORES DO ATERRO DE GRAMACHO

Gramacho: um balneário bucólico?

Catadores do lixão de Gramacho querem que Rio amplie a coleta seletiva de lixo

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=12829

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário