A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Jardim Gramacho: um balneário bucólico?

Como todos sabem a novela encerramento do lixão de Jardim Gramacho teve seu final dia 03/06/2012. E agora o que acontecerá com os bairros de seu entorno?

Os bairros de Gramacho e Jardim Gramacho eram ocupados por moradias eminentemente populares. Esta ocupação iniciou-se nos anos 60, quando ali se instalaram algumas indústrias e foi ampliada a Rodovia Washington Luís. Esses foram os dois principais vetores de atração populacional para a área que até então era de caráter rural com um bucólico balneário à beira da baía.

Foto: Olívia Leite Vieira / Programa de Revitalização Ambiental Baía de Guanabara

No final dos anos 70 sem as preocupações ambientais e urbanísticas atuais foi instalado nessa região o vazadouro para o lixo gerado no município do Rio de Janeiro, além dos municípios do entorno. Com encerramento previsto após 20 anos, este prazo se estendeu até os dias de hoje, gerando desvalorização da área, depreciação da qualidade de vida, preconceito social pelos moradores, além do descaso com a saúde da população e com as consequências para a Baía de Guanabara.

Queremos com este post alertar a população para pressionar as prefeituras responsáveis por esses impactos e cobrar investimentos no local para devolver à população a qualidade de vida que ela merece.

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=9428

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário