A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Vide Verde: Compostagem industrial no Rio de Janeiro

Conheça a Vide Verde, empresa que coleta resíduos orgânicos no Rio de Janeiro e realiza a compostagem em larga escala, produzindo adubo de alta qualidade e reduzindo o volume de lixo nos aterros

vide verde

A compostagem é um processo de transformação que pode ser executado com parte do nosso lixo doméstico resultando em um excelente adubo para ser utilizado em hortas, vasos de plantas, jardins ou algum terreno que você tenha disponível. Este é um dos métodos mais antigos de reciclagem onde imitamos os processos da natureza para melhorarmos a terra.

No Brasil, os resíduos orgânicos representam mais da metade do total coletado, sendo que apenas 1,5% são reciclados, segundo dados do Instituto de Biociência da USP. São responsáveis pela produção de chorume, que além de contaminar os lenções freáticos, emitem o gás metano principal causador do efeito estufa.

Vide verde foi inaugurada em 2010

No intuito de uma destinação adequada para os resíduos orgânicos, a fim de evitar seu acúmulo em lixões e aterros, a Vide Verde foi criada. É a primeira empresa especializada em compostagem de resíduos orgânicos licenciada no estado do Rio de Janeiro.

Ela trabalha na biotransformação dos resíduos orgânicos provenientes de restaurantes, cozinhas industriais e oriundos de manutenção paisagística em composto para uso em atividade agrícola. A Vide Verde utiliza microorganismos selecionados para acelerar o processo e, com técnicos especializados, acompanha e controla todas as fases do processo de compostagem, garantindo a geração de um composto de alta qualidade.

A sua matriz operacional esta situada em Magé – RJ com capacidade para receber 850 toneladas de resíduos orgânicos por mês.

E para completar o ciclo, os alimentos produzidos em sua horta são destinados à comunidade local.

Saiba mais sobre a Vide Verde no Site Oficial da Empresa ou ligue (21) 2224-3386

Fonte: Revista Razão Social do jornal O globo de 27/03/2012, pág 10.


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=8656

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário