A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Consumo consciente: compre pensando no Meio Ambiente

Em homenagem ao dia Internacional do consumidor, 15 de março, seguem algumas dicas sobre o consumo consciente e responsável. Mas o que é consumo consciente?

É consumir levando em consideração os impactos provocados pelo consumo. Explicando melhor: o consumidor pode, por meio de suas escolhas, buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, e desta forma contribuir com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

Orientações práticas: antes de sair comprando, responda as 6 perguntas do consumo consciente!

• Por que comprar? (Qual a necessidade de se ter tal produto ou serviço?).

• O que comprar? (Algumas coisas já são supérfluas por natureza ou são supérfluas para determinada situação, então, automaticamente não fazem parte da lista do que comprar).

• Como comprar? (Formas de pagamento, como cartões de crédito e parcelamentos, criam facilidades e nos colocam num nível de consumo que muitas vezes não temos, gerando dívidas e alimentando um ciclo vicioso de compras e despesas).

• De quem comprar? (Quem fabricou, quem transportou e quem está comercializando).

• Como usar? (As formas de uso e a qualidade do equipamento determinam a vida útil do produto, além disso, ajudam a decidir por que comprar e o que comprar para garantir a durabilidade do produto e para evitar a necessidade de responder a pergunta seguinte).

• Como descartar? (Dentre todas as seis questões, esta é comumente feita de maneira isolada. Ou seja, depois que já se consumiu sem levar em conta os itens anteriores, procura-se saber como descartar e questiona-se o fato de não ter um descarte adequado para seus resíduos. É também um excelente teste para avaliar um consumidor consciente, pois este evita o uso ou usa com parcimônia produtos de difícil descarte, prezando por bens duráveis ao invés de descartáveis).

Dicas de como comprar:

Avalie:

• Preço;

• Qualidade e Quantidade;

• Origem (optar por produtos regionais e nacionais, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa no transporte de longa distancia, e valorizar o mercado interno e diminuindo os riscos de comprar produtos feitos com exploração do trabalho);

• Certificação (selo do Inmetro, do PROCEL, ISO);

• Garantia (quanto maior a garantia maior a preocupação do fabricante com a durabilidade do produto);

• Optar por produtos com embalagens reutilizáveis sempre que possível;

• E principalmente: compre sem pressa! Use a cabeça!

A responsabilidade pelo que consumimos também é nossa. Os hábitos de compra podem e vão influenciar o mundo em que vivemos.  Consuma de forma racional, praticando os 3rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). É importante refletir e utilizar o senso crítico na hora da compra para que este hábito seja incorporado de forma duradoura e eficiente, sem modismos ou radicalismos.

Saiba mais sobre o tema:

O problema do lixo é mundialmente famoso

Reduzir e reutilizar é preciso

Qual dos 3 Rs do consumo consciente você mais pratica?

Cai número de brasileiros preocupados com consumo consciente

Nossas escolhas podem gerar sérios problemas ambientais

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=8544

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário