A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

17 de Maio – O Dia Internacional da Reciclagem

RECICLAGEM – (s.f.)  Ato ou efeito de se recuperar a parte útil dos dejetos e de reintroduzi-la no ciclo de produção de que eles provêm: reciclagem do papel.
Ato ou efeito de se reprocessar uma substância, quando sua transformação está incompleta ou quando é necessário aprimorar suas propriedades ou melhorar o rendimento da operação como um todo. (dicio.com.br)

O Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela UNESCO  (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura), a ser comemorado no dia 17 de maio. É uma data de reflexão sobre as questões ambientais e sobre o consumismo.

logo nova   aprovado-ambevRecicla

Todo o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resultam em problemas sociais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas geram resíduos, em quase todos os lugares há a possibilidade do lixo causar problemas. Para que isso seja sanado, é preciso que lembremos da necessidade de aderirmos as atitudes relacionadas aos conceitos pautados pela Agenda 21 (ECO-92) Reduzir, Reutilizar e praticar, dentro da Reciclagem, a coleta seletiva, que nada mais é que a separação dos materiais que podem voltar para o ciclo produtivo e evitar a retirada de mais recursos naturais.

A Recicloteca comemora e faz ações desde 2013, juntamente com o Programa Ambev Recicla sobre o Dia Internacional da Reciclagem.

O Objetivo, como em todas as ações da Recicloteca, é de conscientizar e sanar as dúvidas da população sobre os temas de coleta seletiva e reciclagem, neste dia, através de 3 atividades:

  • A Exposição de materiais dos 3R’s “erres” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)
  • A exibição e  debate de curtas ambientais
  • E oficinas e dinâmicas ambientais.

Durante todo o ano a Recicloteca-Centro de Informações Sobre Reciclagem e Meio Ambiente atende gratuitamente ao público por telefone e internet, esclarecendo a Reciclagem para o dia-a-dia do cidadão.

Veja mais ações:

Kit de Reciclagem-gratuito

Programa Reciclagem Solidária Cooperativas

 

Leia também:  Não existe ‘Lixo Reciclável’


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=15058

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário