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Holanda abre primeiro mercado sem embalagens plásticas

Em março de 2018 uma loja inédita foi aberta na Holanda. Não há embalagens plásticas nos produtos expostos em suas prateleiras. A nova loja piloto tem mais de 700 produtos sem plástico; um passo simbólico para reduzir a dependência desse material prejudicial.
O movimento é o resultado de uma campanha britânica chamada “A Plastic Planet” (Um Planta de Plástico), que trabalha para persuadir os supermercados a diminuir a quantidade de plástico que eles usam diariamente para expor os alimentos.

Ekoplaza, o supermecado holandês, apoiou fortemente o projeto e planeja introduzir corredores sem plástico em todas as suas 74 filiais até o final de 2018. Uma segunda loja na capital do país, a Haia, está prevista para abrir em junho.
O executivo-chefe da Ekoplaza, Erik Does, comentou: “Sabemos que nossos clientes estão fartos de produtos embalados em várias camadas de embalagens plásticas. Os corredores sem plástico são uma maneira realmente inovadora de testar os biomateriais compostáveis que oferecem uma alternativa mais ambientalmete correta às embalagens plásticas “.

Sian Sutherland, co-fundadora da iniciativa “A Plastic Planet”, disse que a inauguração da loja foi “um momento marcante na luta global contra a poluição plástica”.

“Durante décadas, os clientes forma enganados pela mentira de que não podemos viver sem plástico em alimentos e bebidas. Um corredor livre de plástico dissipa tudo isso. Finalmente, podemos ver um futuro em que o público tenha a opção de comprar com ou sem plástico. Hoje em dia não temos escolha “.

Em artigo publicado na revista The Ecologist, ela também convocou a Primeira-Ministra Brtânica, Theresa May, para cumprir sua promessa em janeiro de trabalhar com os maiores supermercados da Grã-Bretanha para introduzir corredores sem plástco.
“Os supermercados do Reino Unido estão agora despertando para a crise ambiental que o uso do plástico criou, mas confundiram a confiabilidade da reciclagem como resposta ao problema”, concluiu.

Fonte: Climate Action

Redução de Plásticos: Uma mudança cultural, social, econômica e política

Para muitos pode parecer que o uso de plásticos nas embalagens é absolutamente normal e inofensivo. De fato, o material pode ser considerado um avanço no que se refere às suas propriedades desejáveis: resistência, baixo custo, reciclabilidade e segurança (em relação ao frágil vidro). Mas todo material empregado em embalagens precisa ser aplicado com coerência, bom senso e reavaliação constante. Isso não foi feito em relação ao plástico, o que acabou por levá-lo ao patamar de praga ambiental.

Explica-se: par várias necessidades humanas o plástico é bem-vindo. Algumas sob a condição de descartável, mas na maioria como objetos de uso contínuo e que demandam durabilidade. Mas quando a indústria e a sociedade exageram no uso dos polímeros como descartáveis os problemas surgem de maneira mais rápida, grave e intensa.

O consumidor que não tem à disposição um mercado sem plásticos como na Holanda ainda pode contribuir para essa importante mudanca cultural, social, econômica e política. Ao optar, sempre que possível, por produtos com menos embalagens plásticas ele ajuda a regular naturalmente o mercado. Claro que no âmbito político essa evolução será mais rápida, seja através restrições, proibições ou incentivos às alternativas. Mas desde já é possível usar o poder de consumidor, enquanto pagador pleos produtos, e influenciar fabricantes e pontos de venda a adotarem outras embalagens ou simplesmente não exagerarem no uso do plástico.

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