A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Sim, resíduo plástico no mar é ruim

plastico no mar

Há um interessante estudo científico sendo divulgado na internet e em redes sociais sobre a descoberta de micróbios que estariam biodegradando os plásticos que flutuam nos oceanos. A pesquisa divulgada por oceanógrafos australianos exalta a possibilidade de tais microrganismos serem usados para reduzir o problema do excesso de plástico nos continentes.

No entanto, uma frase da notícia precisa ser discutida. Afirmam nas publicações que “A ação desses micróbios também poderia explicar porque o aumento de rejeitos plásticos nos oceanos não é tão importante quanto previam os cientistas, segundo a pesquisadora.”

É difícil argumentar contra declaração tão absurda, certamente fruto de devaneio de uma ou mais pessoas que realmente não entendem nada de impacto ambiental ou que não são deste planeta. O plástico acumulado no mar aumentou muito nos últimos anos e tem causado a morte de muitos e importantes seres marinhos.

E não é só isso (embora já seja o suficiente para refutar tal declaração), a ONU divulgou o Relatório Valuing Plastic nessa semana e nele contabiliza o prejuízo do plástico ao planeta em US$ 75 bilhões anuais, sendo US$ 13 bilhões referentes apenas ao ambiente marinho, através da poluição, da morte de animais e do prejuízo ao turismo. Saiba mais na matéria do Terra Gaia.

A ciência é realmente uma fonte inesgotável de avanços e conhecimentos que podem significar a diferença entre viver num mundo melhor ou pior no presente e no futuro. Aliada à educação pode resultar em políticas públicas sérias e importantes para a manutenção da qualidade de vida no planeta, mas é fundamental que os resultados jamais sejam usados de forma leviana para disfarçar problemas reais, protegendo interesses escusos de uma minoria em detrimento da benfeitoria coletiva.

Por isso reafirmamos o título deste texto: o plástico no mar é ruim sim, a situação está piorando e é preciso aceitar o problema, encará-lo com seriedade e responsabilidade em busca de soluções.

Segue um vídeo de alerta e inspiração para não sujarmos os mares:

http://www.MidwayFilm.com

MIDWAY a Message from the Gyre : a short film by Chris Jordan from Midway on Vimeo.

Leia mais:

Enzima mutante que digere o plástico é divulgada pela ciência

Regata de Volta ao Mundo tem campanha contra os plásticos no mar

O lixo jogado no mar um dia volta pra você

Dia Mundial dos Oceanos


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=12934

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário