A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Catadores: os Super Heróis da Reciclagem!

A catação de materiais recicláveis foi reconhecida como profissão em 2002 pelo Ministério do Trabalho e, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, catadores são aqueles que “catam, selecionam e vendem materiais recicláveis como papel, papelão e vidro, bem como materiais ferrosos e não ferrosos e outros materiais reaproveitáveis”.


No Brasil, país ainda muito atrasado na Reciclagem, desde o início a coleta seletiva envolveu catadores. O alto índice de pobreza tornou a catação de recicláveis uma das saídas para aqueles que não conseguiram se inserir no mercado de trabalho formal.

Mas, da situação vexatória de nosso país surgiu uma oportunidade de criar uma cadeia econômica que pode incluir, capacitar, dar renda e dignidade à profissão de catador de materiais recicláveis. Hoje há um número estimado em 200 mil catadores que já começam a experimentar um aumento de renda e reconhecimento profissional.  Claro que ainda há muitos avanços a serem conquistados para esse ofício, mas o momento é mais que propício. A população se interessa cada vez mais por coleta seletiva e reciclagem, as empresas precisam fazer, há Política Nacional de Resíduos Sólidos e, daqui a alguns meses, teremos prefeitos novos ou reeleitos com 4 anos para trabalhar pela causa social, ambiental e econômica da reciclagem com inclusão de catadores.

Em qual cidade você gostaria de viver? Sabe como fazer da sua cidade um espaço melhor para você e para seus pares? A série de vídeos do canal Cidade dos Sonhos apresenta a causa dos catadores e outras tantas questões fundamentais para que se alcance cidades sustentáveis, justas e melhores para todos!

Os nossos catadores super-heróis estão aí, pelas ruas, fazendo um serviço fundamental para nós. Vamos reconhecê-los e incentivá-los?

Visite Cidade dos Sonhos!

Saiba mais em nossa página:

Buscador on-line para contratação de catadores

A Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Brasil

Generosa: documentário sobre vida de catadora é premiado

IPEA lança livro “Catadores de materiais recicláveis: um encontro nacional”

Catadores, peças indispensáveis na gestão de limpeza pública

Quem é o catador de materiais recicláveis?

MNCR: 15 anos de lutas, revolucionando histórias

Empreendedores trabalham na coleta seletiva do Rio de Janeiro.

Lixo Reciclável é um termo que prejudica a coleta seletiva


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca.

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=17588

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário