A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

MNCR: 15 anos de lutas, revolucionando histórias

Fonte: MNCR

No dia 07 de junho de 2016, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) completa seus 15 anos de história, desde a primeira Marcha Nacional quando, com mais de 5 mil catadores e catadoras de materiais recicláveis, juntamente com a população de rua nas ruas de Brasília, clamou por justiça social, justiça ambiental e justiça econômica, tornando cada catador e catadora importantes protagonistas que desde então escrevem com suas próprias mãos uma linda história de lutas, conquistas e avanços.

O MNCR tornou-se uma das principais ferramentas da categoria e da sociedade brasileira na luta pela defesa da natureza e pela inclusão social. As lutas pelo fim dos lixões, pelo fim do trabalho infantil, pelo reconhecimento e valorização da categoria ecoaram pelo Brasil, rompendo as fronteiras, tornando-se uma luta global pela vida, pelo planeta, revolucionando histórias.

Revolucionou vidas porque os catadores e as catadoras de materiais recicláveis nunca mais foram os mesmos após as primeiras assembléias de base, as marchas e encontros nacionais e até as grandes discussões globais envolvendo os povos do planeta. A reciclagem passou a ser mais que meramente a separação dos resíduos, tornando-se revolucionária na vida da sociedade, sendo uma das principais pautas socioambientais do Brasil, rompendo pesados estigmas e barreiras sociais com força de lei, nas quais o ser humano passou a ser o principal fator em discussão e não apenas os resíduos.

O Movimento foi além, desde as lutas pelo reconhecimento da profissão saltando para a gestão integradas dos resíduos, a educação ambiental, coleta seletiva solidária, Redes de cooperativas com vendas conjuntas ou ainda o beneficiamento dos materiais recicláveis lutando, agora, pela Reciclagem Popular, pelo Resíduo Zero, unificando as lutas e os povos do mundo.

É um Movimento de milhares de lutadores do povo, liderado pelo protagonismo popular onde cada companheiro e companheira têm seu papel fundamental no conjunto das lutas, cada um é um elo importante desta grande corrente nacional, desde a catadora e o catador que estão ainda nos lixões e nas ruas, até aquelas e aqueles que gerenciam cooperativas e Redes de cooperativas, cada tarefa, cada agenda é mais que um trabalho fundamental para a vida de todos e todas.

Parabéns MNCR, parabéns catadores e catadoras de materiais recicláveis! Parabéns por fazer cada dia de sua vida a construção do Movimento de revolução de histórias.


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca.

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=17236

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário