A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Professores: os Guardiões da Chama da Humanidade

No 15 de outubro nossa homenagem aos Professores em seu dia.

Quem não gostaria de ser professor? É o melhor emprego do mundo! Tá certo que o salário não costuma ser dos melhores, por vezes beira a injustiça. E as condições de trabalho raramente estão próximas do mínimo necessário. Some-se a isso uma infraestrutura deficiente nas escolas públicas e apenas boa em algumas particulares. E não esqueçamos dos alunos problemáticos com pais ainda mais carentes de educação do que eles. Se ousar exercer o direito de greve ou protestar nas ruas por absurdos é comum que sejam escorraçados pela sociedade e até apanhe da polícia. E no fim da carreira, às vezes no meio, as condições de trabalho cobram o preço na saúde dos nossos professores.

Sim, parece uma incoerência muito grande alardear o ofício dos professores como o melhor do mundo em meia linha e depois destilar várias linhas de aspectos negativos. Mas se refletirmos por um instante podemos concluir facilmente que é justamente por seus problemas que a carreira de professor é a melhor do mundo. Quem mais pode se orgulhar de estar presente em todas as grandes realizações da humanidade. Sim! Todos os avanços tecnológicos, conquistas (espaço, fundo do mar, medicina, economia etc), soluções inimagináveis de problemas ultra complexos resultaram do conhecimento e sabedoria de mentes humanas que foram preenchidas, estimuladas, orientadas e, por que não, corrigidas por professores. E estes, com todas as limitações de sua carreira, são ainda os únicos que podem afirmar que estão em todas as boas ações da humanidade. Esta, longe de ser perfeita, como não é o professor, sua escola e seu reconhecimento ou valorização, ainda tem no educador seu maior aliado na busca de sua evolução para alcançar um mundo melhor, mais justo, mais solidário, mais humano.

Obrigado professores e professoras, nossos inestimáveis Guardiões da Chama!

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Cora Coralina.


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16115

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário