A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Aquecedor Solar de Água feito em casa com recicláveis

Catarinense inventa aquecedor solar de água que consegue economizar até 30% da energia elétrica de uma casa

Da Redação da Revista Cyan

Um projeto simples e engenhoso que dispensa energia elétrica deu origem a um jeito de tomar banho quente com menos impacto ambiental. Esse aquecedor solar é uma invenção do catarinense José Alcino Alano, que criou um mecanismo de armazenar o calor do Sol para esquentar a água que vai para o chuveiro.

Com o aquecedor solar instalado, a temperatura da água varia entre 16 e 38 graus no inverno e entre 23 e 50 no verão. O melhor é que todo o sistema é produzido com material reciclável e dispensa energia, inclusive para bombeamento. A ideia já beneficiou muitas famílias de baixa renda e, em 2004, ganhou o Prêmio Superecologia, da revista Superinteressante.

Chamada de Energia do Futuro, a criação de José Alcino foi adotada pelo governo e pela Celesc (Companhia Catarinense de Energia Elétrica), que firmou um convênio de cooperação técnica para a difusão dos aquecedores.

Lançado em 2002, o aquecedor solar custa pouco mais de R$ 80,00 e chega a economizar 120 quilowatts de energia – o equivalente a, mais ou menos, R$ 50,00 na conta de luz.

O manual completo se encontra em PDF no site Planeta Reciclável.

Fonte: Movimento Cyan

 

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=6055

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário