A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Publicação discute as políticas públicas para a próxima década

O Ipea lançou nesta segunda-feira, dia 8, em Brasília, a edição de 2014 do Brasil em Desenvolvimento – Estado, planejamento e políticas públicas, uma das mais importantes publicações do Instituto, que neste ano celebra seu Jubileu de Ouro. Editados pelo ministro de Estado chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, o presidente do Ipea, Sergei Soares, e o coordenador de Desenvolvimento Federativo do Instituto, Leonardo Monasterio, os dois volumes da edição deste ano buscaram reunir contribuições para as políticas públicas que possam ser implementadas no horizonte da próxima década, nas mais diversas áreas.

Refletindo a diversidade temática e metodológica do Ipea, o livro vai muito além da visão de que o desenvolvimento se dá apenas na esfera econômica. Está organizado em seções voltadas para as áreas de crescimento econômico e produtividade, política setorial e infraestrutura, políticas sociais, políticas ambientais, políticas regional e urbana, Estado brasileiro, e relações internacionais.

“Este livro resume, não inteiramente, a alta produtividade desta casa, que, nesta celebração dos seus 50 anos de existência, tem lançado, pela minha contabilidade, de dois a três livros por semana”, comemorou o ministro Marcelo Neri. Segundo ele, o primeiro desafio proposto no livro é a prosperidade do crescimento do país, tratando da produtividade.

Neri chamou atenção para a área social, também explorada na publicação, que traz questões básicas como educação e saúde, além de desenvolver desafios prospectivos atuais, como salário mínimo e previdência. A sustentabilidade, seus indicadores globais, governança nacional da política ambiental, biodiversidade, meio ambiente e agricultura familiar também foram abordados na publicação, assim como as questões regionais e urbanas, como segurança, mobilidade e moradia.

“Temos, hoje, um desafio imenso, que é continuar crescendo com inclusão social. E isso diante de uma situação complexa sob muitos aspectos, como a perspectiva de um ambiente internacional não tão bem vindo – a exemplo dos últimos dez anos – e o fim do crescimento populacional”, observou o presidente do Ipea. De acordo com Sergei Soares, é especialmente importante que este livro apresente ideias sobre o que pode ser feito para o crescimento do país ocorrer dessa forma. Ele lembrou que esta é a primeira edição do Brasil em Desenvolvimento publicada simultaneamente em versão e-book.

Monastério, também editor da publicação, destacou que os capítulos, além de apontarem diagnósticos, são prospectivos, e esses estudos podem ser utilizados, portanto, “de maneira a contribuir de forma factível à implementação de mudanças nos gargalos existentes nas políticas públicas do país”.

Logo em seguida, técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea detalharam, em sete apresentações, as seções do BD deste ano. A obra é fruto de um esforço conjunto do corpo técnico do Instituto. Consultor do Senado, Luiz Ricardo Cavalcante apresentou o estudo Os desafios da produtividade no Brasil, que escreveu em parceria com a diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Instituto, Fernanda De Negri. Renato Balbim falou da pesquisa Para além do Minha Casa, Minha Vida: uma política de habitação de interesse social?.

Produção, emprego e investimento: crescimento e mudança estrutural no Brasil foi o assunto abordado pelo técnico de Planejamento e Pesquisa Gabriel Squeff. Sua apresentação foi seguida pela do pesquisador Gabriel Ulyssea, que tratou do capítulo de sua autoria, Salário mínimo e mercado de trabalho no Brasil. Alexandre Gomide, da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, comentou sobre as capacidades estatais e a ação governamental para o desenvolvimento. Por fim, José Gustavo Féres falou da agenda de desenvolvimento pós-2015, e André Pinelli finalizou as apresentações com o tema “Brasil e cadeias globais de valor”.

A segunda parte da publicação fala sobre as políticas ambientais e a mobilidade urbana. Acesse clicando no link abaixo:

Brasil em Desenvolvimento 2014 – Estado, Planejamento e Políticas Públicas – Volume 2

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=14118

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário