A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Captação de Água da Chuva com uso de uma Minicisterna

Captação de água da chuva prática, barata e segura

Preocupados com a preservação do meio ambiente, a escassez cada vez maior de água potável, a grande falta de espaço físico nas residências urbanas e o desejo de fazer com que a população tenha algum sistema correto de Aproveitamento da Água de Chuva em suas casas, o Sempre Sustentável tomou a iniciativa de criar e disseminar o projeto experimental de Captação de Água de Chuva com a tecnologia da Minicisterna para Residência Urbana.

Os principais objetivos desse projeto são:

  • fazer com que toda casa urbana tenha, pelo menos, uma Minicisterna de Captação de água de chuva;

  • usar a água para irrigações nos jardins. Assim, a água vai infiltrar na terra e irá para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural;

  • usar a água para lavagens de pisos, carros, máquinas e nas descargas no vaso sanitário;

  • minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;

  • ser uma excelente ferramenta didática para as escolas.

O sistema capta água da chuva, separa folhas e sujeira grossa automaticamente, filtra parte da sujeira de telhados e tem um ladrão para garantir que não transborde. Fechado, não deixa a água exposta para virar criadouro do mosquito da Dengue.
A Recicloteca gostou tanto do sistema bolado pelo Sempre Sustentável que construiu um exemplar portátil para expor na sua sede no Rio de Janeiro. O vídeo abaixo apresenta o protótipo e convida todos a visitarem a Recicloteca para conhecer de perto e se animarem a reproduzir em suas casas.

IMPORTANTE – Nunca faça a captação de água de chuva para fins potáveis (como beber, fazer comida, lavar verduras, legumes, frutas, louças, tomar banho e lavar roupas) sem antes ter um laudo de um técnico sanitarista autorizando esse uso. Aconselhamos usar apenas o cloro de origem orgânica (cloro usado em piscinas) para evitar qualquer tipo de proliferação de bactérias, germes, vírus, etc. Solicite ao fabricante ou revendedor, mais informações sobre os cuidados e manuseios com esse cloro.

Veja o passa-a-passo na página Sempre Sustentável.

Se quiser ir além conhece o Movimento Cisterna Já.

Assista ao vídeo:

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=15875

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário