A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Horta Comunitária às Margens da Avenida Brasil

Fonte: Revista Plurale – Ano:8-Nº 50 e G1/Rio de Janeiro

O Consórcio TransBrasil, responsável pelas obras do BRT (Bus Rapid Transit) que ligará os bairros cariocas: Deodoro (zona Oeste) e Caju (z. Portuária), fechou uma parceria com a Associação Brasileira no Tratamento do Solo e Guardiões da Natureza, para a construção de uma horta comunitária às margens da Avenida Brasil, em um canteiro da Via Expressa. Os moradores da comunidade da Maré, situada na zona Norte da cidade, que se cadastrarem no projeto poderão trocar óleo de cozinha usado por hortaliças colhidas na horta.

Ao consórcio TransBrasil coube a doação de 6 (seis) cercas urbanas e 25 tubos, reutilizados das obras, que garantem a segurança do espaço para construção e preservação da horta.

Na Horta Comunitária

No espaço da horta já foram plantados pés de tomate e algumas sementes já estão em processo de germinação, como hortelã, coentro, salsa e cebolinha. A produção da horta tem ainda a colaboração de moradores voluntários, que recolhem frutas e verduras que sobram da feira-livre que acontece na Maré, e usam para poduzir adubo orgânico. A irrigação é feita com mangueira, mas no futuro a ideia é ter um sistema próprio para irrigar toda a horta.  (G1/Rio de Janeiro)

A iniciativa deu outra função ao material e contribuiu ainda mais para a sustentabilidade da obra.

comunitária

 

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16587

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário