A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Caminhos da Reportagem: centenário de Augusto Ruschi

Em dezembro Eduardo Bernhardt, consultor ambiental da Recicloteca, foi entrevistado pela equipe do programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil. Para nós é uma honra dividir um programa com o saudoso Augusto Ruschi, ainda hoje uma inspiração para os antigos e novos ambientalistas.

O programa fez uma interessante ligação entre os primórdios do ambientalismo e como o movimento está lidando com os desafios atuais de preservação ambiental e crescimento econômico mais sustentável. As pequenas ações do cotidiano que são ensinadas diariamente pela equipe da Recicloteca são uma das formas mais eficientes de se mobilizar a população em torno da preservação ambiental sem que para isso seja preciso se tornar um ativista em tempo integral.

Fonte: TV Brasil – Caminhos da Reportagem

Em tempos difíceis para o meio ambiente, como no caso do rompimento da represa de lama tóxica do município de Mariana, em Minas Gerais, o Caminhos da Reportagem comemora os 100 anos de nascimento do capixaba Augusto Ruschi, o ambientalista dos beija-flores, como ficou conhecido.

Já nos anos 1950, ele defendia a importância das reservas ambientais como um banco genético da natureza. Brigou contra o desmatamento e se tornou o patrono da ecologia no nosso país. Acabou sendo reconhecido como um dos maiores ambientalistas de todo o mundo. O programa vai mostrar que, de lá pra cá, muita gente seguiu os passos de Ruschi, em busca da preservação da flora e da fauna em nosso país.

Gente que às vezes usa dinheiro do próprio bolso para manter projetos de preservação. Mas não é preciso fundar uma ONG para ajudar a cuidar da natureza. No Caminhos da Reportagem, iniciativas que qualquer um de nós pode tomar para melhorar o mundo em que vivemos, ações simples do dia a dia, que, no final das contas fazem uma grande diferença.

Roteiro: Márcio Parente
Edição e direção: Rafael Casé
Reportagem: Thiago Pimenta
Imagens: Edina Girardi

Fonte: TV Brasil – Caminhos da Reportagem

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16622

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário